No Rio de Janeiro, entre 1980 e 1981, ocorreu uma série de atentados promovidos por colaboradores do regime militar que não queriam a abertura política. Bombas explodiram em bancas de jornal, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil e na Câmara de Vereadores. O ‘Linha Direta Justiça’ mostrou, no dia 29 de setembro de 2005, a reconstituição do atentado que teve a maior repercussão naquele período: o do Riocentro.
No dia 30 de abril de 1981, uma bomba explodiu dentro de um automóvel no estacionamento do Riocentro, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No momento da explosão, grandes nomes da música brasileira se apresentavam em um show em comemoração ao Dia do Trabalhador diante de uma plateia de quase 20 mil pessoas. A explosão matou o sargento Guilherme Pereira do Rosário e feriu gravemente o capitão Wilson Luís Chaves Machado.
Primeiro bloco do episódio do 'Linha Direta Justiça' sobre o caso da bomba do Riocentro, 29/09/2005.
A primeira reação das autoridades foi divulgar que os dois militares estavam no Riocentro em uma operação de rotina e teriam sido vítimas de um atentado terrorista praticado pelos comunistas. De vítimas, porém, os oficiais passaram a ser suspeitos de estarem envolvidos no atentado: a bomba que explodiu estaria no colo do sargento Guilherme, no banco do carona. Segundo testemunhas, uma segunda bomba havia sido colocada na casa de força do Riocentro, mas teria sido desativada por oficiais militares.
O Inquérito Policial-Militar aberto pelo Exército, entretanto, concluiu que o sargento Guilherme e o capitão Wilson foram vítimas e que era impossível descobrir os verdadeiros autores do atentado. O inquérito foi arquivado em agosto de 2005. Houve dois pedidos de reabertura, mas ambos foram indeferidos pelo Superior Tribunal Militar.
O episódio ‘A Bomba do Riocentro’ foi dirigido por Márcio Trigo. O elenco contava com Eriberto Leão (capitão Wilson Machado), Tuca Andrada (sargento Guilherme do Rosário), Mateus Solano, Roberto Bataglin, Neuza Amaral, Blota Filho, Cássio Gabus Mendes, Anilza Leoni e Adriano Reys. Além de ex-oficiais, funcionários do Riocentro, jornalistas e familiares das vítimas dos atentados, falaram ao programa os cantores Alceu Valença, Elba Ramalho e Beth Carvalho, que se apresentavam no show daquela noite.
Em 2005, o ‘Linha Direta Justiça’ exibiu também os episódios ‘Mengele’ (em 28 de julho) e ‘Zé Arigó’ (em 15 de dezembro).