Cem anos depois da grande seca de 1915, retratada no livro 'O Quinze', de Rachel de Queiroz, o 'Jornal Nacional' colocou no ar uma série especial de três reportagens, exibidas entre 28 e 30 de dezembro de 2015, propondo uma travessia pelo sertão nordestino. O resultado foi uma atualização do retrato da região.
O projeto foi concebido por William Bonner e executado pelos repórteres Felipe Santana e Alex Carvalho. Santana conta que o convite para fazer as reportagens veio um pouco antes de ele se mudar para Nova York como correspondente da Globo – o trabalho seria, portanto, “um ritual de despedida do Brasil”, como definiu em entrevista ao Memória Globo.
Com ajuda dos produtores Rosangela Moura e Helton Setta, o repórter refez o trajeto de Chico Bento - personagem da obra de ficção, um sertanejo que, frente a uma seca avassaladora, resolve deixar o sertão e tentar a vida em Fortaleza - para descobrir o que mudou e o que parecia igual em cem anos.
A equipe também foi formada pelo operador de áudio Douglas Lima, o editor Eric Romar e o motorista e assistente, Francisco Lima, da afiliada da Globo no Ceará, que conhecia a região.
Um século depois, o drama da seca, retratado no livro ‘O Quinze’, se repete no Ceará. Jornal Nacional, 28/12/2015.