Séries

Por Memória Globo


Cem anos depois da grande seca de 1915, retratada no livro 'O Quinze', de Rachel de Queiroz, o 'Jornal Nacional' colocou no ar uma série especial de três reportagens, exibidas entre 28 e 30 de dezembro de 2015, propondo uma travessia pelo sertão nordestino. O resultado foi uma atualização do retrato da região.

O projeto foi concebido por William Bonner e executado pelos repórteres Felipe Santana e Alex Carvalho. Santana conta que o convite para fazer as reportagens veio um pouco antes de ele se mudar para Nova York como correspondente da Globo – o trabalho seria, portanto, “um ritual de despedida do Brasil”, como definiu em entrevista ao Memória Globo.

Sabíamos que começaríamos na casa em que Rachel de Queiroz viveu durante a grande seca de 1915, que serve de inspiração para o livro, e terminaríamos em Fortaleza.
— Felipe Santana | repórter

Com ajuda dos produtores Rosangela Moura e Helton Setta, o repórter refez o trajeto de Chico Bento - personagem da obra de ficção, um sertanejo que, frente a uma seca avassaladora, resolve deixar o sertão e tentar a vida em Fortaleza - para descobrir o que mudou e o que parecia igual em cem anos.

À medida que encontrávamos os personagens à beira da estrada, o roteiro ia se desenhando na minha cabeça. Dessa forma, comecei a dividir a série em dois episódios: um que representasse o desejo de ficar no Sertão; outro que representasse o desejo de partir. Foi chegando a Fortaleza que surgiu o terceiro episódio, sobre o desejo de voltar.
— Felipe Santana | repórter

A equipe também foi formada pelo operador de áudio Douglas Lima, o editor Eric Romar e o motorista e assistente, Francisco Lima, da afiliada da Globo no Ceará, que conhecia a região.

Um século depois, o drama da seca, retratado no livro ‘O Quinze’, se repete no Ceará. Jornal Nacional, 28/12/2015.

Um século depois, o drama da seca, retratado no livro ‘O Quinze’, se repete no Ceará. Jornal Nacional, 28/12/2015.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)