Séries

Por Memória Globo


A primeira série de todos os tempos exibida no ‘Jornal Nacional’ foi ‘O Futuro do Emprego’, uma produção do jornalista Joelmir Beting em 1996.

De 22 a 26 de janeiro daquele ano, o jornalista especializado em economia tratou do tema em cinco reportagens com focos distintos. Na primeira, mostrou que a modernização das empresas fazia com que a produção aumentasse, enquanto a oferta de empregos caía. Naquele momento, um em cada sete brasileiros adultos estava desempregado. Entre os que trabalhavam, seis em cada dez estavam no mercado informal.

Primeira reportagem da série 'O Futuro do Emprego', de Joelmir Beting, sobre o mercado de trabalho no Brasil. Jornal Nacional, 22/01/1996.

Primeira reportagem da série 'O Futuro do Emprego', de Joelmir Beting, sobre o mercado de trabalho no Brasil. Jornal Nacional, 22/01/1996.

No dia 23, o jornalista ouviu responsáveis pelos sindicatos dos bancários e das empregadas domésticas. Na terceira reportagem, no dia 24, mostrou que o Brasil era, à época, campeão mundial em ações trabalhistas, e ouviu especialistas que afirmaram que era necessário modernizar a CLT, que estava defasada.

Terceira reportagem da série 'O Futuro do Emprego', de Joelmir Beting. Jornal Nacional, 24/01/1996.

Terceira reportagem da série 'O Futuro do Emprego', de Joelmir Beting. Jornal Nacional, 24/01/1996.

A quarta reportagem, no dia 25, tratou dos altos custos dos encargos sociais no emprego formal. No país não havia meio termo: ou se pagava 102% de encargos, ou não havia benefício nenhum. Tal custo era muito alto para pequenas e médias empresas, responsáveis por empregar 36 milhões de brasileiros naquele ano de 1996.

Quarta reportagem da série 'O Futuro do Emprego', de Joelmir Beting. Jornal Nacional, 25/01/1996.

Quarta reportagem da série 'O Futuro do Emprego', de Joelmir Beting. Jornal Nacional, 25/01/1996.

A quinta e última reportagem foi ao ar no dia 26 de janeiro, mostrando como a educação era um fator primordial para a evolução da qualidade do trabalho no Brasil. Ministro da pasta na época, Paulo Renato de Souza foi entrevistado.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)