Séries

Por Memória Globo


A cada episódio, em um total de cinco, um repórter registrava um tema diferente relacionado à intolerância. Na estreia, Ernesto Paglia falou sobre o conflito entre Israel e Palestina. O grupo terrorista espanhol ETA foi tema da segunda reportagem, assinada por Marcos Uchoa. Sandra Annenberg falou sobre os curdos, a maior população apátrida do mundo, na terceira matéria. Caco Barcellos passou duas semanas em Angola, acompanhando o trabalho da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras, e produziu a quarta reportagem da série. Marcos Losekann assinou a última matéria e falou sobre o Irã.

A reportagem de Caco Barcellos e do repórter cinematográfico Marcos Antônio Gonçalves - 'Angola, a Agonia de um Povo' - conquistou o Prêmio Líbero Badaró, em 2001. A matéria foi resultado de uma informação do relatório do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) que apontava o país como o pior lugar para uma criança nascer.

Eu tive a felicidade de ter as portas abertas por uma entidade humanitária, os Médicos Sem Fronteiras, que estavam há muitos anos trabalhando em defesa das vítimas da guerra. Eles estavam com as suas equipes de resgate, de socorro, nos pontos cruciais da guerra e me permitiram fazer uma visita para esses pontos.
— Caco Barcellos | jornalista

A reportagem premiada mostrava a situação de miséria e pobreza do povo angolano e as principais consequências de uma guerra civil que matou mais de 200 pessoas por dia e deixou bilhões de doentes e famintos.

Apesar da resistência do Exército angolano, a gente chegou ao front por conta dos Médicos Sem Fronteiras. E a reportagem é o resultado dessa visita aos hospitais de campanha dos Médicos Sem Fronteiras. Nessa época, segundo um levantamento da Unesco, era muito grande o número de crianças que morriam em Angola. E a Unesco dizia que era o pior lugar do mundo para uma criança nascer. E a gente constatou isso. Foi muito triste, porque acompanhamos, realmente, a morte de muitas crianças. Muitas crianças morriam ou por bala, ou de fome, consequência também da guerra.
— Caco Barcellos
Na quarta reportagem da série sobre intolerância, Caco Barcellos aborda o problema das guerras nos países da África, Jornal Nacional, 21/12/2000.

Na quarta reportagem da série sobre intolerância, Caco Barcellos aborda o problema das guerras nos países da África, Jornal Nacional, 21/12/2000.

Eu acho que as reportagens de Angola foram as mais sofridas da minha vida. Angola ainda estava em guerra civil. Conseguimos ir a uma cidade chamada Quito, onde tudo estava destruído. Estávamos filmando em um hospital, quando chegou uma criança baleada. O médico nos disse: ‘Nesse momento, a única coisa que a gente pode fazer é dar um pouco de conforto, porque daqui a uma hora ela estará morta’. Aí eu saí, chorei, voltei. Foi a cena mais difícil que eu já fiz.
— Marco Antônio Gonçalves | repórter cinematográfico
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)