De 3 a 14 de junho de 1992, representantes de 178 países filiados à ONU (Organização das Nações Unidas) desembarcaram no Rio de Janeiro para participar da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. O governo brasileiro investiu quase 50 milhões de dólares na realização do evento, que tinha como objetivo definir políticas mundiais de proteção ambiental. As Forças Armadas foram acionadas para cuidar da segurança do Rio durante os 11 dias em que os olhos do mundo se voltaram para a cidade.
Carlos Nascimento e Valéria Monteiro apresentam o Jornal Hoje, ao vivo, diretamente do Riocentro, onde acontecia a Rio-92, 04/06/1992.
A Globo investiu na cobertura e criou uma editoria especial para o evento. No Riocentro, ao lado da jornalista Valéria Monteiro, Carlos Nascimento comandou os trabalhos direto de um estúdio montado no local, de onde apresentava ao vivo o Jornal Hoje e os outros telejornais da rede, incluindo o Jornal Nacional.
Paralelamente à Rio-92, foi realizado, no aterro do Flamengo, o Fórum Global, que reuniu cerca de 25 mil pessoas, entre integrantes de movimentos sociais e organizações não governamentais e membros da sociedade civil. Fátima Bernardes acompanhou o evento, que recebeu visitas de figuras ilustres, como o Dalai Lama. O chefe de estado do Tibete participou de uma cerimônia na manhã do dia 5, quando, com outros seis líderes espirituais, abençoou o fórum.