Coberturas

Por Memória Globo


Dilma Rousseff teve seu mandato de presidente da República cassado no dia 31 de agosto de 2016. Era a segunda chefe do Executivo da história do Brasil a ser afastada de seu mandato presidencial por vias democráticas. Rousseff perdeu o mandato em uma votação em plenário do Senado, que somou 61 votos favoráveis ao impeachment e 20 contrários. A presidente foi condenada por crime de responsabilidade fiscal – as chamadas pedaladas fiscais, que consistiam na tomada de empréstimos irregulares de instituições públicas controladas pela União, bem como na abertura de créditos suplementares sem autorização do Congresso Nacional. A decisão determinou a cassação do mandato presidencial, mas não da suspensão dos direitos políticos.

Heraldo Pereira e Alexandre Garcia anunciam a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff, Jornal Hoje, 31/08/2016

Heraldo Pereira e Alexandre Garcia anunciam a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff, Jornal Hoje, 31/08/2016

O Jornal Hoje acompanhou todo o processo de investigação e anunciou, ao vivo, o resultado da votação no Senado. Na Globo, Heraldo Pereira e Alexandre Garcia seguiram como âncoras do processo, amarrando as principais informações em entradas na programação. “A votação foi durante o Jornal Hoje. Estavam o Alexandre e o Heraldo, acompanhando ao vivo. Esse foi um dia mais tranquilo, porque a gente sabia que podia acontecer, estávamos preparados, tínhamos vários VTs sendo feitos. Mas foi muito tenso”, lembra Ávila, então editor-chefe do Hoje.

O Jornal Hoje do dia 31 de agosto abriu com os dois jornalistas, falando direto de Brasília. Em seguida, trouxe reportagem de Gioconda Brasil, com um resumo da manhã no plenário do Senado. Ela explicou a decisão de se realizar duas votações para selar o destino de Dilma Rousseff, a pedido de apoiadores do governo – uma para a perda do mandato e outra para a inabilitação do exercício de qualquer função pública pelo prazo de oito anos. Heraldo e Alexandre anunciaram, em plantão, às 13h34 o encerramento da primeira votação. A notícia do dia saiu no painel do Senado: 61 votos a favor e 20 contra o impeachment. Pouco depois, informariam que ela não ficaria inabilitada para função pública.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)