Coberturas

Por Memória Globo


A Copa de 2018 levou, literalmente, a Globo para a Rússia. Entre os dias 14 de junho e 15 de julho, telejornais e programas jornalísticos foram ancorados de um estúdio montado especialmente para o evento na Praça Vermelha, ao lado do Kremlin, no coração de Moscou. Globo e Sportv foram as únicas emissoras brasileiras a transmitir do local emblemático da cidade, ao lado de apenas outras nove de todo o mundo. Pela primeira vez desde 2002, os apresentadores da Globo não ancoraram os telejornais de rede do hotel onde os jogadores da Seleção ficaram concentrados.

Sandra Annenberg e Alex Escobar apresentam o JH direto da Rússia, no estúdio de vidro, Jornal Hoje, 11/06/2018

Sandra Annenberg e Alex Escobar apresentam o JH direto da Rússia, no estúdio de vidro, Jornal Hoje, 11/06/2018

A cobertura da Copa do Mundo teve integração entre Globo, SporTV e Globoesporte.com, em um total de 600 horas e envolvimento de 400 profissionais nas três plataformas, metade deles trabalhando na Rússia. As 23 equipes de reportagem ficaram espalhadas pelas sedes ou dedicadas a acompanhar algumas das seleções participantes.

O estúdio montado pela Globo tinha uma parede de vidro ao fundo, com vista panorâmica para a Praça Vermelha. Com o uso de tecnologia, o espaço foi multiplicado, gerando um panorama de 180 graus da paisagem, uma evolução em relação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Efeitos de realidade aumentada e de arte, como tabelas dos jogos e imagens dos jogadores, foram inseridos nas paredes e no piso, onde havia um telão de LED. As produções foram finalizadas em um controle de produção no Brasil. Coube à dupla Sandra Annenberg e Alex Escobar ancorar o Jornal Hoje direto da Rússia. De 5 a 8 de junho de 2018, o JH levou ao ar uma série de reportagens sobre o país-sede da Copa.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)