Coberturas

Por Memória Globo


O Jornal Hoje transmitiu, ao vivo, o atentado de 11 de setembro às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. No mesmo dia, o centro do poder militar norte-americano, o Pentágono, também foi atingido por um avião, e outra aeronave foi sequestrada e derrubada a 130 quilômetros ao sul de Pittsburgh, na Pensilvânia.

Trecho da edição especial do Jornal Hoje com a cobertura ao vivo dos atentados terroristas nos Estados Unidos, 11/09/2001.

Trecho da edição especial do Jornal Hoje com a cobertura ao vivo dos atentados terroristas nos Estados Unidos, 11/09/2001.

O primeiro plantão do Hoje entrou no ar às 9h52, sete minutos após o choque do primeiro avião a uma das torres do WTC. Naquele momento, as redes americanas diziam que era um acidente de avião e estavam tentando entender o que acontecia. Quando o segundo avião atingiu a outra torre, o Hoje começou a falar em atentado antes mesmo da CNN.

A transmissão ao vivo se estendeu até as 14h, com imagens das redes de televisão americanas, ancoradas dos estúdios de São Paulo por Carlos Nascimento e Ana Paula Padrão. Os dois jornalistas não contaram com textos de apoio ou teleprompter. Amauri Soares, então diretor executivo da Central Globo de Jornalismo, comandou a transmissão de dentro do switcher, comunicando-se com os dois apresentadores por meio de pontos eletrônicos. Enquanto um deles narrava os acontecimentos, Amauri dizia ao outro quais imagens entrariam a seguir.

O plantão com a cobertura ao vivo do atentado seguiu até o início do Jornal Hoje, que abriu sua edição com imagens do sul da Ilha de Manhattan coberta de fumaça. Pedestres transtornados, feridos sendo atendidos nas ruas e as torres em chamas mostravam o panorama da tragédia.

Os correspondentes internacionais entraram ao vivo com informações diversas. Do escritório de Nova York, Zileide Silva confirmou a notícia, divulgada pelo FBI, de que quatro aviões haviam sido sequestrados. Heloísa Vilella e Edney Silvestre, também de Nova York, mostravam o medo que pairava sobre os moradores da cidade em relação a novos ataques.

O Hoje mostrou ainda a repercussão do atentado no Brasil, com entradas ao vivo de Heraldo Pereira, de Brasília, e Graziela Azevedo, de São Paulo, que entrevistou o então Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, condenando o episódio em nome do governo brasileiro. No estúdio, Maria Aparecida de Aquino, especialista em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, fez uma análise sobre o impacto dos acontecimentos no cenário mundial.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)