Quanto vale uma ideia? Em 2013, o Jornal da Globo começou a acompanhar empresas que tinham acabado de abrir, em diferentes cidades do Brasil. Donos ambiciosos, projetos arrojados, investimentos seguros. Tudo previsto para que o negócio desse certo. Mas nem sempre o que é traçado sai como o planejado. Um ano depois, em novembro de 2014, as histórias viraram uma série de reportagem sobre Startups, que mostrou a trajetória desses empreendedores. Para alguns, o sonho se tornou realidade; para outros, um pesadelo.
Com direção de Larissa Santana, a série ganhou uma página especial no site do Jornal da Globo, que contava com quiz, making of e vídeos com empreendedores tirando dúvidas de telespectadores.
A identidade visual foi baseada no kirigami, uma técnica japonesa de recorte que cria objetos em 3D. O conceito partia de uma folha em branco, já que os empreendedores precisavam moldar seus projetos e tirá-los do papel para dar certo.
Startups foi exibida entre os dias 17 e 21 de novembro de 2014, em cinco episódios. Em 2015, a série venceu o Prêmio CNI de Jornalismo, nas categorias Telejornalismo e Inovação.
Estreia da série “Startups” com reportagem de Renata Ribeiro sobre os processos e as dificuldades para se abrir uma empresa no Brasil, Jornal da Globo, 17/11/2014.