Em maio de 2008, Carlos de Lannoy e Mário Reis, fizeram três reportagens especiais para o JG sobre a reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A série apresentou os interesses envolvidos no conflito entre índios e arrozeiros, as irregularidades no processo de demarcação de terras e a disputa pelas riquezas minerais da reserva indígena.
“Fizemos uma investigação em todas as frentes sobre o que era a Raposa Serra do Sol. Fomos ao Departamento de Mineração e Geologia, do Governo, ouvimos ONGs e igrejas. Descobrimos casos históricos de conflito e processos judiciais malfeitos. Também flagramos pessoas fazendo garimpo ilegal dentro da Raposa”, conta Carlos de Lannoy.
A série recebeu o prêmio AMB de Jornalismo, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros. Os repórteres ficaram cerca de 15 dias em Roraima. “A reserva é um dos lugares mais lindos do Brasil. É um dos lugares mais ricos em ouro e diamante. Tem tudo que você possa imaginar no solo”, revela o repórter.
Estreia da série “Reserva Raposa Serra do Sol” com reportagem especial de Carlos de Lannoy e Mário Reis sobre a reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, Jornal da Globo, 13/08/2008.