Por Memória Globo


Os problemas na infraestrutura dos aeroportos brasileiros foram o tema das cinco reportagens da série Aeroportos: última chamada, exibida no Jornal da Globo, em abril de 2011. Durante três semanas, os repórteres Paulo Renato Soares, Júlio Aguiar e Lucas Louis viajaram pelos terminais de oito cidades-sede da Copa do Mundo em busca das causas da alta dos preços nas passagens aéreas.

O cenário encontrado foi desolador. Por conta das deficiências da estrutura, as companhias aéreas não conseguiam suprir a crescente demanda por serviços. As consequências são a alta dos preços, deficiência nos serviços, longas filas de espera, atrasos e cancelamentos frequentes de voos.

Em entrevista ao Memória Globo, Paulo Renato Soares conta que o Brasil vivia uma expansão do mercado de aviação civil, mas que esse “ boom” esbarrava no gargalo da infraestrutura: “Rodamos o país mostrando o crescimento da aviação. A gente mostrou a operação dentro do aeroporto: o que acontece, como é que é quando um avião chega, por que ele tem que sair rápido, o que acontece embaixo do avião enquanto o passageiro está saindo. Então, a gente conseguiu mostrar toda a estrutura em torno de um voo, como é que funciona a torre de controle, a segurança.”

Para gravar as imagens da série, a equipe usou duas câmeras: uma de tamanho normal, operada pelo repórter-cinematográfico e uma pequena, que chamava pouca atenção. A série foi vencedora do Grande Prêmio CNT de Jornalismo, em 2011.

Estreia da série “Aeroportos: última chamada” com reportagem de Paulo Renato Soares sobre a falta de estrutura dos aeroportos brasileiros para atendar à demanda em crescimento no país, Jornal da Globo, 18/04/2011.

Estreia da série “Aeroportos: última chamada” com reportagem de Paulo Renato Soares sobre a falta de estrutura dos aeroportos brasileiros para atendar à demanda em crescimento no país, Jornal da Globo, 18/04/2011.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)