Os problemas na infraestrutura dos aeroportos brasileiros foram o tema das cinco reportagens da série Aeroportos: última chamada, exibida no Jornal da Globo, em abril de 2011. Durante três semanas, os repórteres Paulo Renato Soares, Júlio Aguiar e Lucas Louis viajaram pelos terminais de oito cidades-sede da Copa do Mundo em busca das causas da alta dos preços nas passagens aéreas.
O cenário encontrado foi desolador. Por conta das deficiências da estrutura, as companhias aéreas não conseguiam suprir a crescente demanda por serviços. As consequências são a alta dos preços, deficiência nos serviços, longas filas de espera, atrasos e cancelamentos frequentes de voos.
Em entrevista ao Memória Globo, Paulo Renato Soares conta que o Brasil vivia uma expansão do mercado de aviação civil, mas que esse “ boom” esbarrava no gargalo da infraestrutura: “Rodamos o país mostrando o crescimento da aviação. A gente mostrou a operação dentro do aeroporto: o que acontece, como é que é quando um avião chega, por que ele tem que sair rápido, o que acontece embaixo do avião enquanto o passageiro está saindo. Então, a gente conseguiu mostrar toda a estrutura em torno de um voo, como é que funciona a torre de controle, a segurança.”
Para gravar as imagens da série, a equipe usou duas câmeras: uma de tamanho normal, operada pelo repórter-cinematográfico e uma pequena, que chamava pouca atenção. A série foi vencedora do Grande Prêmio CNT de Jornalismo, em 2011.
Estreia da série “Aeroportos: última chamada” com reportagem de Paulo Renato Soares sobre a falta de estrutura dos aeroportos brasileiros para atendar à demanda em crescimento no país, Jornal da Globo, 18/04/2011.