Por Memória Globo


Jô Soares apresentou um quadro, transmitido diariamente a partir de 1983, no qual fazia comentários bem-humorados sobre política, economia e imprensa, usando recursos visuais para enriquecer os textos. Um quadrado posicionado ao lado do apresentador, no qual eram projetados slides, transformava-se em uma espécie de “caixa informante”, trazendo notícias curiosas que serviam de temas para os comentários. Figuras públicas como Aureliano Chaves, Tancredo Neves, Jarbas Passarinho, Leonel Brizola e Paulo Maluf, entre outros, foram alguns alvos das crônicas do humorista.

Em algumas ocasiões, o humor dava lugar a observações sérias e indignadas. Em setembro de 1983, durante um discurso na Câmara dos Deputados, o deputado federal e cacique xavante Mário Juruna criticou duramente o presidente da República e seus ministros. Como retaliação, uma proposta de cassação do seu mandato foi enviada à Câmara. Embora Jô Soares satirizasse a figura do índio deputado em um quadro do seu programa Viva o Gordo – Juruna tinha o hábito de andar com um gravador para registrar as conversas políticas e assim não ser chamado de mentiroso –, o humorista não se privou de criticar severamente a tentativa de retaliação do governo.

Colunista Jô Soares faz um minuto de silêncio em protesto contra a emenda Dante de Oliveira, Jornal da Globo, 24/04/1984.

Colunista Jô Soares faz um minuto de silêncio em protesto contra a emenda Dante de Oliveira, Jornal da Globo, 24/04/1984.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)