Desde a estreia, o Jornal da Globo reserva um espaço especial para o esporte, principalmente futebol. Na primeira década, até 1993, Juca Kfouri era o principal repórter que, por vezes fazia entrevistas com personalidades do esporte.
A partir dos anos 2000, além dos gols da rodada de campeonatos estaduais e nacionais, o Jornal da Globo passou a investir também em comentaristas na bancada. Em 2002, por exemplo, o narrador Cléber Machado passou a assinar uma coluna sobre futebol duas vezes por semana. Em julho de 2003, Renato Maurício Prado, um cronista esportivo irreverente e mordaz, conquistou durante um ano o espaço para fazer análises com intervenções de três a cinco minutos, recheadas de notícias de bastidores, histórias folclóricas e opiniões sobre futebol, tênis, vôlei ou Fórmula 1.
De 2006 a 2016, o narrador esportivo Luís Roberto se consolidou na apresentação do comentário de esporte no Jornal da Globo. Em 2010, ele criou o quadro Bate-Papo Esportivo, coluna descontraída para falar principalmente sobre futebol às segundas-feiras. Na mesma época, inovações tecnológicas como um telão sensível ao toque, tornou a coluna mais interativa, possibilitando que o narrador pudesse ficar de pé e andar pelo cenário.
Em 2016, o jornalista Caio Ribeiro assumiu o posto. Dois anos depois, em 2018, o repórter Felipe Diniz assumiu o comando do Placar da Rodada, passando a contribuir diariamente com o Jornal da Globo também com comentários gerais sobre esporte. Em diálogo com Renata Lo Prete, ele comenta as principais notícias do esporte. Ao Memória Globo, o jornalista conta que para se preparar para a coluna, ele “assiste ao máximo de jogos que consegue na noite. Separo lances, gols e curiosidade. Fico de olho nas redes sociais pra ver se tem algo que repercutiu fora do comum e, de acordo com o tempo que teremos no espelho do JG, priorizamos os assuntos.”
- Cléber Machado
A partir de 2002, o apresentador Cléber Machado passou a comentar semanalmente os jogos do campeonato brasileiro de futebol e a jornalista gaúcha Mauren Motta assinou uma coluna de moda, arte e variedade, partindo de tendências regionais e nacionais.
- Renato Maurício Prado
Em julho de 2003, um cronista esportivo irreverente e mordaz ganhou espaço para análises de futebol no Jornal da Globo. Renato Maurício Prado passou a aparecer sempre às segundas e quintas, com intervenções de três a cinco minutos recheadas de notícias de bastidores, histórias folclóricas e opiniões sobre futebol, tênis, vôlei ou Fórmula 1.
Estreia de Felipe Diniz no Placar da Rodada. Jornal da Globo, 14/02/2018