Por Memória Globo


HISTÓRIA

Precursora do 'Jornal Nacional', a primeira edição do 'Jornal da Globo' estreou em 04 de março de 1967, substituindo o telejornal 'Ultranotícias', mas com a mesma proposta: oferecer ao público um panorama completo das principais notícias do dia. Em setembro de 1969, o 'Jornal da Globo' foi substituído pelo 'Jornal Nacional', apresentado em rede nacional, no mesmo horário e pelos mesmo locutores.

Apresentadores: Hilton Gomes e Luís Jatobá | Período: 04/03/1967 – 30/08/1969 | Dia e horário: de segunda a sábado, às 19h45

REPORTAGENS

O 'Jornal da Globo' do dia 3 de março de 1969 começou com o apresentador Hilton Gomes anunciando a implantação da televisão via satélite no Brasil. Ele abriu o programa explicando que os acontecimentos mundiais, a partir daquele dia, poderiam ser assistidos instantaneamente pelos telespectadores, a exemplo da transmissão do lançamento da nave Apolo IX, cujas imagens haviam sido exibidas à tarde na TV. A transmissão foi possível graças a um sistema de comunicações que incluiu a NBC, o satélite Intelsat, a Embratel, as Emissoras Associadas e a Rede Globo de Televisão. O 'Jornal da Globo' exibiu, ainda, um VT da reportagem de Hilton Gomes, direto de Cabo Kennedy, nos Estados Unidos, mostrando os astronautas James McDivitt, David Scott e Russel Schweikart fazendo a última refeição em terra antes do voo: ovos fritos, torradas, bife, suco de laranja e café.

Já com uma preocupação em se fazer um jornal diferente do 'Repórter Esso', a começar pelo cuidado de evitar que a principal matéria do dia fosse a manchete de abertura do telejornal, o 'Jornal da Globo' daquele histórico 3 de março de 1969 terminou com a notícia sobre o lançamento da Apolo IX, porém com leveza de estilo. Antes de dar o boa-noite ao público, Hilton Gomes informou que o tripulante Schweikart – o único civil a bordo, que nunca participara de voos espaciais – foi o que se mostrou mais tranquilo durante a decolagem. Nos primeiros minutos de voo, seu batimento cardíaco foi de 72 pulsações por minuto, enquanto o coração do comandante McDivitt e o do também veterano Scott registraram, respectivamente, 135 e 125 pulsações.

O lançamento da Apolo IX, um grande passo do homem em direção à Lua, causou tanto entusiasmo no público quanto a transmissão do fato em si, a primeira assistida pelo telespectador brasileiro em tempo real. Imagens da época mostram dezenas de pessoas paradas em frente a vitrines de lojas para acompanhar pelos televisores o momento histórico.

Equipe

Editor-chefe: José Ramos Tinhorão
Editores: Alice-Maria, Jotair Assad, Luiz Alberto, Sebastião Nery, Sílvio Júlio
Redatores: Humberto Vieira, Sebastião Nery
Repórteres: Aldacy Costa, Luiz Augusto
Repórteres-cinematográficos: Chucho Narvaez, Gaby Gondofe, Leon Varsano, Mário Pagés

Fontes:

“Hoje na TV” In O Globo, 1967- 1969; Revista Intervalo, 1967 – 1969; MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional – A Notícia Faz História. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 2004.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)