Memoria Globo

O Globo Universidade apresenta reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos de extensão nas áreas de ciências exatas, humanas e biológicas. Com 25 minutos de duração, o programa é um dos que integram o Globo Cidadania, exibido nas manhãs de sábado, junto com os programas Globo Ciência, Globo Educação, Globo Ecologia e Ação.

Período: 05/04/2008 – 02/08/2014Dia e horário: sábados, às 7h

Abertura do programa Globo Universidade (2008).

Abertura do programa Globo Universidade (2008).

HISTÓRIA

Na estreia, em 5 de abril de 2008, o programa foi ancorado da Universidade de São Paulo (USP), onde a repórter Bianca Rothier entrevistou a professora Sílgia Aparecida da Costa, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. A professora é responsável pela criação de uma nova fibra, produzida a partir de resíduos agroindustriais, que pode ser usada na indústria têxtil ou como invólucro de medicamentos e proteínas.



Já André Curvello conversou com André Paulo Tschipstchin, do Departamento de Engenharia de Materiais, que coordenava uma pesquisa na área de biomateriais para implantes médicos.

O primeiro Globo Universidade também mostrou o trabalho do professor Roberto Ortiz, do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, responsável pelo Clube da Astronomia, que reunia alunos para promover debates, atividades extracurriculares e divulgação da ciência.

Em 2008, os então apresentadores Bianca Rothier e André Curvello visitaram universidades em praticamente todos os estados do Brasil, realizando reportagens semanais sobre dois departamentos diferentes de cada instituição.

NOVA APRESENTADORA

A partir de 1º de maio de 2010, a repórter Lizandra Trindade substituiu Bianca Rothier na apresentação do Globo Universidade. Naquela ocasião, Lizandra Trindade fez uma reportagem sobre o curso de Biblioteconomia e Documentação, gravada na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ.

GU NA REDE

Globo Universidade foi o primeiro programa da TV Globo a ser disponibilizado integralmente na internet sem a necessidade de assinatura, no endereço eletrônico www.globo.com/globouniversidade.No site do Globo Universidade, além das edições do programa, o internauta tem acesso à agenda com informações sobre cursos e palestras voltadas para estudantes de nível superior; textos com detalhes sobre os eventos promovidos pelo Globo Universidade e a entrevistas exclusivas com personalidades do meio acadêmico.

INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO

O programa é produzido pela Central Globo de Jornalismo (CGJ), com a supervisão do Globo Universidade, área da Central Globo de Comunicação (CGCom). Criado em 1999, o setor é responsável por promover o intercâmbio de conhecimento entre a TV Globo e universidades do Brasil e do exterior. Até o fim de 2011, o Globo Universidade contava com a consultoria do Instituto Ciência Hoje, organização social de interesse público, sem fins lucrativos, vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

COLUNAS E QUADROS

FORA DE SÉRIE

O quadro Fora de Série mostra projetos executados por alunos sob orientação dos professores. São trabalhos reconhecidos e premiados, como o dos alunos da equipe RioBotz, do Núcleo de Robótica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, em 2007, ganharam a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Robôs, realizada em São Francisco. Formada por 15 alunos de graduação de vários cursos e coordenada pelo professor Marco Antônio Meggiolaro, a RioBotz foi a primeira equipe brasileira a ser premiada na competição, habitualmente vencida por equipes dos Estados Unidos e Canadá.

O Fora de Série também já mostrou projetos como o Física Brincando e Aprendendo (Fibra), desenvolvido pelo Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Criado em 1999, o Fibra já levou aos laboratórios do departamento mais de três mil alunos do ensino fundamental e médio que são apresentados aos experimentos clássicos que marcaram as mais importantes descobertas da Física. As visitas são guiadas pelos monitores Nicholas Monteiro e Bárbara Camargo, estudantes de Física da universidade.

MÉRITO ACADÊMICO

Já no quadro Mérito Acadêmico quem ganha espaço para apresentar trabalhos desenvolvidos na academia são os educadores, como Flávio Berchez, professor de Botânica da USP, que apresentou um novo método de mapeamento dos costões brasileiros. Mário Ugulino, que ensina Química na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mostrou um dispositivo que permite verificar a qualidade do combustível em um veículo ou na bomba.

Já Paulo César Pinheiro Carneiro, professor de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), falou sobre o acesso gratuito à Justiça, tema de pesquisa que defendeu no Juizado Especial Cível. Em outro programa, Mário Kawano, professor de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mostrou um gerador que leva eletricidade a custo zero para habitantes de áreas que não tinham acesso à luz elétrica.

EU AMO MEU TRABALHO

O único quadro ambientado fora da universidade é o Eu Amo Meu Trabalho, em que jovens da graduação ou matriculados em cursos de especialização falam de suas profissões. Em uma das edições, Juliana Farias, formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio e com aperfeiçoamento em design de jóias, conta sobre como foi abrir seu próprio atelier, depois de ter trabalhado para fábricas.

O quadro já acompanhou o trabalho de diversos profissionais. Entre eles, a engenheira de software Laís Xavier, formada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenvolve jogos eletrônicos educativos; e o médico veterinário Sidimar Sossai, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Biologia Molecular e doutorando em Biotecnologia. Sossai falou sobre seu trabalho desenvolvendo vacinas veterinárias contra o carrapato bovino e deu dicas para os universitários.

TOQUE DE MESTRE

Globo Universidade usa quadros temáticos para apresentar projetos de pesquisa e informações sobre o mercado de trabalho. No quadro Toque de Mestre, por exemplo, gravado com uma webcam, os professores dão dicas sobre o mercado profissional para os alunos.

Fontes: www.globo.com/globouniversidade, acessado em 09/2008 e em 03/2012; www.nevusp.org, acessado em 09/2008; Boletim de programação de Rede Globo, 10/09/2011, 21/01/2012.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)