Memoria Globo

HISTÓRIA

A edição da manhã era apresentada de São Paulo por Sandra Annenberg ou Evaristo Costa. À tarde por Fátima Bernardes, posteriormente substituída por Patrícia Poeta, do Rio de Janeiro.Em 2012, o  Globo Notícia ganhou uma edição transmitida apenas para São Paulo, no lugar da edição nacional vespertina, com apresentação de Carlos Tramontina e, eventualmente, dos jornalistas César Tralli, Monalisa Perrone, Flávia Freire e Fábio Turci.

Abertura do telejornal Globo Notícia (2005).

Abertura do telejornal Globo Notícia (2005).

Apresentadores: Sandra Annenberg (edição da manhã), Patrícia Poeta (edição da tarde) | Editores: Bia Almeida e Sandra Annenberg (edição da manhã); Chico Walcacer e Patrícia Poeta (edição da tarde) | Período: 04/04/2005 – 14/02/2014 | Dia e horário: de segunda a sexta, 10h20 e 17h45 (aproximado)

No dia 4 de abril de 2005, o Globo Notícia foi lançado como o novo telejornal de rede da Globo, que naquele mês comemorava 40 anos no ar. O telejornal surgiu para dar conta das notícias da manhã e da tarde, nos períodos entre o Jornal Hoje e o Jornal Nacional. Em depoimento ao Memória Globo, Sandra Annenberg, que apresenta a edição matutina do jornal desde o início, explica que o Globo Notícia pode funcionar como um plantão permanente e, a qualquer momento, interromper a programação.

A edição da noite do Globo Notícia já foi apresentada por Fátima Bernardes, quando a jornalista dividia com William Bonner a bancada do Jornal Nacional.A partir de fevereiro de 2011, a edição da manhã do Globo Notícia passou a ser apresentada dentro do programa Bem Estar, em alta definição.

O Globo Notícia já teve edições aos sábados e domingos.

CENÁRIOS

O apresentador do telejornal lê as notícias em pé, em um púlpito dentro das redações de São Paulo, na edição da manhã, e do Rio de Janeiro, na edição da tarde. Um telão vertical facilita a conversa com os repórteres que entram ao vivo. 

CURIOSIDADES



Sandra Annenberg destaca a capacidade de concisão que é preciso ter para produzir o Globo Notícia. Em um período de três minutos, o programa reúne cerca de oito notícias. Sandra explica que, assim como a duração do telejornal, seu tempo de produção também é curto. A edição da manhã começa a ser produzida depois que o Bom Dia Brasil sai do ar e é feita por profissionais da equipe do Jornal Hoje, que também está em produção durante a manhã.



Em depoimento ao Memória Globo, Fátima Bernardes, que foi apresentadora e editora-chefe do Globo Notícia, considera que o telejornal se firmou como uma marca de urgência e de imediatismo. Ela conta que, na época em que trabalhava no telejornal do meio da tarde, muitas vezes as notícias veiculadas não chegavam ao Jornal Nacional, mas também acontecia de um assunto levado ao ar no Globo Notícia acabar se tornando pauta do telejornal da noite.

Fontes: Boletim de Programação da Rede Globo, números: 2005 e 2006; depoimentos concedidos ao Memória Globo por Fátima Bernardes e Sandra Annenberg.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)