Por Memória Globo

Em junho de 2012, a Rio+20 reuniu representantes de quase 200 países para renovar o compromisso político mundial com o desenvolvimento sustentável. Na esteira dessa discussão, o 'Fantástico' exibiu, de 27 de maio a 24 de junho, a série 'Planeta Terra: Lotação Esgotada', na qual Sônia Bridi e Paulo Zero foram aos cinco países mais populosos do mundo, além de percorrer regiões com alta pressão demográfica na África, para responder à pergunta: quantas pessoas o planeta pode sustentar?

Primeira reportagem da série 'Planeta Terra – Lotação Esgotada', de Sônia Bridi, sobre o crescimento populacional da terra, um dos temas de discussão da Rio+20, 'Fantástico', 20/05/2012.

Primeira reportagem da série 'Planeta Terra – Lotação Esgotada', de Sônia Bridi, sobre o crescimento populacional da terra, um dos temas de discussão da Rio+20, 'Fantástico', 20/05/2012.

A série nasceu de uma ideia do então diretor do 'Globo Natureza', Humberto Pereira. Em entrevista ao Memória Globo, Sônia Bridi lembra o desafio: “Sabíamos os países mais populosos do mundo: China, Índia, Indonésia, Estados Unidos e Brasil. Mas começamos a pensar em questões populacionais que não envolvem só um grande território com muita gente, também em países pequenos com grande pressão demográfica.”

A equipe visitou também Ruanda, Quênia e Angola, em uma viagem que rendeu experiências marcantes, como o momento em que um bebê gorila chegou muito próximo à Sônia, nas montanhas de um parque nacional em Ruanda. “A miséria da África e da Índia tem um nível muito profundo. Foi muito impactante o momento em que a gente fazia o cruzamento das reportagens, mostrando com quanta comida vive o indiano e quanta comida é jogada fora nos Estados Unidos. A exposição dos contrastes do mundo rico de consumo irresponsável e a vida dos despossuídos foi o grande mérito da série”, complementa.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)