Por Memória Globo

Antes de se tornar um programa independente, o 'Planeta Extremo' estreou como série do 'Fantástico', em julho de 2011. Tanto na primeira quanto na segunda temporadas (2012), a ideia era que o repórter Clayton Conservani viajasse pelo mundo para testar os limites do ser humano, realizando esportes radicais.

Primeira matéria da série “Planeta Extremo”, do repórter Clayton Conservani, sobre os desafios de uma maratona de 100 km na Antártica, Fantástico, 03/07/2011.

Primeira matéria da série “Planeta Extremo”, do repórter Clayton Conservani, sobre os desafios de uma maratona de 100 km na Antártica, Fantástico, 03/07/2011.

Primeira temporada

A temporada teve quatro episódios e estreou com uma viagem à Antártida. O objetivo era participar de uma maratona de 42 km, sob 20 graus negativos e ventos de até 100 km por hora. Disputaram a prova 40 atletas de 16 países. Para se preparar para a aventura, Clayton treinou durante quatro meses no Rio de Janeiro e no Chile. O repórter lembra de ter passado por episódios difíceis neste primeiro desafio. “Em muitos momentos da prova, eu fiquei completamente sozinho. E aí é só você e seus pensamentos. Bons e ruins. Pensei muito na minha filha, na Gabi. Então eu tenho que fazer valer a pena todo esse tempo que eu passo longe dela.”

Uma expedição ao Vale das Lágrimas, na Cordilheira dos Andes, foi o desafio do segundo episódio, que foi ao ar no dia 10 de julho de 2011. O local escolhido fora cenário da queda de um avião que transportava o time de rugby argentino, em 1973. Vinte e nove pessoas morreram. Dezesseis sobreviventes foram obrigados a escalar a montanha para se abrigar. Quase 40 anos depois, a equipe do 'Planeta Extremo' chegou até o lugar onde se encontram os destroços do avião. A viagem levou cinco dias, no lombo de mulas e percorrendo trilhas improvisadas.

No episódio exibido em 17 de julho, Clayton Conservani e a equipe do 'Planeta Extremo' foram até a Noruega para ver a Aurora Boreal, um dos fenômenos naturais mais espetaculares da Terra. As explosões solares liberam partículas de elétrons que são atraídas para os poros da Terra. Quando os elétrons colidem com os átomos de oxigênio e hidrogênio na nossa atmosfera, a 100 km de distância do planeta, é possível ver luzes multicoloridas dançando no céu.

O último episódio, exibido em 24 de julho, mostrou Clayton Conservani em um mergulho no Arquipélago das Bahamas, onde havia cavernas submarinas.

A primeira temporada de 'Planeta Extremo' teve roteiro e reportagem de Clayton Conservani, imagens de Ari Júnior, Cláudio Carneiro e Fábio Brandão, arte de Dinho Marques, Odair Rosa e Raphael Paiva, produção executiva de Cláudio de Moraes, edição e finalização de Saulo Azevedo e edição executiva de Marcelo Outeiral.

Segunda temporada

A segunda temporada do 'Planeta Extremo' foi ao ar de 8 a 29 de julho de 2012. O desafio do primeiro episódio foi a Maratona de Sables: um trajeto de 246 km pelo deserto do Saara, em meio gigantescas montanhas de areia, sob um calor de 50 graus. Para se preparar para a competição, Clayton Conservani treinou de terça a domingo, correndo cerca de 150 km por semana. Novamente, o carioca Bernardo Fonseca foi seu parceiro nos treinamentos e durante a prova.

No episódio que foi ao ar em 15 de julho, Clayton Conservani escalou a Weeping Wall, uma cascata de gelo de 200 metros de altura no Canadá. A preparação consistiu num treino de cinco dias, nas montanhas do Colorado, Estados Unidos.

As corredeiras do Rio Zambeze, na África, foram o desafio enfrentado pela equipe do 'Planeta Extremo' no episódio do dia 22 de julho. Clayton desceu de rafting 18 corredeiras do Zambeze, passando por países como Zâmbia e Zimbabue. Em determinado ponto do Rio, o repórter chegou a cair rio cheio de crocodilos, mas conseguiu retornar ileso ao barco.

O Climbathon é realizado há 25 anos no Monte Kinabalu, na ilha de Bornéo. A maratona na montanha é também uma corrida contra o relógio. Quem não chegar ao topo em três horas e meia será desclassificado.. 'Fantástico', 29/07/2012

O Climbathon é realizado há 25 anos no Monte Kinabalu, na ilha de Bornéo. A maratona na montanha é também uma corrida contra o relógio. Quem não chegar ao topo em três horas e meia será desclassificado.. 'Fantástico', 29/07/2012

No episódio final da segunda temporada, no dia 29 de julho, Clayton Conservani participou do Climbathon, maratona de escalada no Monte Kinabalu, na Ilha de Bornéu, o ponto mais alto na Malásia. O repórter se preparou para o desafio um mês antes, treinando técnicas de escalada no Parque Nacional de Itatiaia, divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais.

Além dos roteiros e reportagens de Clayton Conservani, a segunda temporada de 'Planeta Extremo' contou com a fotografia de Ari Júnior e Fábio Brandão; imagens e apoio técnico de Cláudio Carneiro, arte de Vitor Farias e Bernardo Medeiros; produção executiva de Cláudio Moraes; roteiro de edição de Marcelo Outeiral.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)