Por Memória Globo

Acervo/Globo

O 'Fantástico' exibiu, em maio de 2006, a série 'Operação Bola de Cristal', idealizada pelo editor Luiz Petry, na qual o ator Osvaldo Mil revelava os truques usados por falsos videntes para enganar clientes.

"A gente abandonou aquelas pautas de pseudociência e, junto com a imprensa profissional, passou mais para o lado da ciência. A gente começou a se dedicar mais a desmascarar falsos paranormais, videntes, porque a gente acha que isso é uma função educativa para as pessoas. Elas podem ir em vidente se quiserem, mas têm que saber que essa pessoa pode estar mentindo, deve estar mentindo", explica Petry, em entrevista ao Memória Globo.

Treinado pelo psicólogo e parapsicólogo Jayme Roitman e pelo mágico Thiago Neves, conhecido como Kronnus, Osvaldo Mil se preparou durante meses, mergulhando em literatura especializada e aprendendo a dominar o método da leitura fria, uma técnica para conduzir uma conversa com um desconhecido de forma a convencê-lo, por meio de sugestões, a acreditar na paranormalidade do falso vidente.

Estreia da série 'Operação Bola de Cristal', que revelava os truques usados por falsos videntes. 'Fantástico', 07/05/2006.

Estreia da série 'Operação Bola de Cristal', que revelava os truques usados por falsos videntes. 'Fantástico', 07/05/2006.

"A gente convocou dezenas de pessoas e as levou para os Estúdios Globo. A gente fez um anúncio assim: 'O Fantástico procura pessoas interessadas num experimento na área de paranormalidade”, lembra Petry.

O ator pôs o método em prática em sessões em grupo, durante as quais se apresentava como o vidente Ângelo. No final, todos os participantes eram informados de que o vidente, na verdade, era um ator. "A fase mais difícil era dizer para as pessoas que ele era um ator. O Zeca Camargo me ajudou nessa apresentação. Entrei e falei: 'Olha, isso aqui é um experimento. A gente não podia informar antes a vocês, porque não funcionaria. A gente vai dar prosseguimento, mas a gente só vai prosseguir com as pessoas que realmente queiram continuar. Vocês estão livres. Se quiserem sair, enfim, ir embora, mas só vamos ficar com as pessoas que quiserem continuar. E todo mundo quis continuar", relembra Petry.

Último episódio da série 'Operação Bola de Cristal', que revelava os truques usados por falsos videntes. 'Fantástico', 28/05/2006.

Último episódio da série 'Operação Bola de Cristal', que revelava os truques usados por falsos videntes. 'Fantástico', 28/05/2006.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)