Em 2010, Rodrigo Alvarez tornou-se repórter exclusivo do 'Fantástico'. Antes de embarcar para Israel, onde permaneceu como correspondente entre 2013 e 2016, o jornalista teve a oportunidade de rodar o país em matérias especiais, como o projeto Expedição Xingu.
A série de seis reportagens refez boa parte do caminho dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, que, nos anos 1940, viajaram do Mato Grosso ao Pará pela Expedição Roncador-Xingu com objetivo de desbravar e ocupar o interior do país. Os registros históricos mostram que os irmãos percorreram 1.500 km e decidiram fincar raízes no Alto Xingu, onde desenvolveram um projeto de proteção aos indígenas.
A primeira reportagem foi exibida no dia 21 de agosto de 2011, e apresentou a equipe que faria parte do desafio: entre eles, seis universitários e o repórter Rodrigo Alvarez. Juntos, precisariam não apenas fazer o percurso por terra, mas também montar e cuidar do acampamento e de animais de carga, com uso de tecnologia e material da época.
Em entrevista ao Memória Globo, Rodrigo Alvarez contou: “Liderei o grupo de jovens. A gente passou um mês viajando a pé, a cavalo, burro, ou carona de ônibus, para tentar mostrar o que é que foi a abertura do Oeste, quando não existia nada ali, quando era só o cerrado fechado. E foi muito, muito interessante. Quase não tem narração, são diálogos gravados, como se fosse um reality.”
Expedição Xingu foi editada em paralelo com imagens de arquivo e organizada em forma de diário, narrando os percalços da equipe a cada dia. As reportagens tiveram apoio da Ancine e foram exibidas até 25 de setembro de 2011.
A série, que não pode ser reproduzida na internet, foi produzida externamente e teve assinatura de Mariana Bastos (direção-geral e roteiro); Sylvestre Campe (direção e fotografia); Simoni Mendonça e Nádia Agudo (produção executiva); Marcos de Moura e Souza e Daniela Conde (argumento); Jukebox (trilha sonora); Square Films (vinheta).