Por Memória Globo

Acervo/Globo

Apresentado por Ernesto Paglia, o quadro 'Vai Fazer o Quê?', baseado em um formato da Buena Vista International, estreou no 'Fantástico' em 21 de julho de 2013, com uma proposta ousada: enquanto atores encenavam situações polêmicas na rua, surpreendendo pessoas comuns, câmeras escondidas revelavam as reações mais variadas de quem presenciava as cenas. A ideia era testar até que ponto o ser humano age em defesa de desconhecidos.

A preparação do quadro contou com um laboratório de atores, que treinou situações diversas durante meses, testando e ensaiando possíveis reações para as cenas sugeridas, sob comando da preparadora de elenco Patrícia Carvalho.

Ernesto Paglia mostra bastidores do quadro  'Vai Fazer o Quê?'. Canal F (programa do 'Fantástico' na internet), 18/07/2013.

Ernesto Paglia mostra bastidores do quadro 'Vai Fazer o Quê?'. Canal F (programa do 'Fantástico' na internet), 18/07/2013.

No primeiro episódio, atores se passaram por jovens encrenqueiros que agrediam um mendigo, também ator, em uma praça de São Paulo. Várias pessoas, em momentos diferentes, saíram em defesa da vítima. A primeira temporada terminou em 08 de setembro de 2013. Em 22 de dezembro, foi exibido um especial de Natal. Em cena, um ator se passa por desempregado tentando pegar presentes de Natal que seriam doados para crianças pobres.

O quadro 'Vai Fazer o Quê?' retornou ao 'Fantástico' em 31 de agosto de 2014, sendo exibido até 21 de setembro. Cenas como a de um jovem tentando estacionar em vaga para idosos e a de um menino de rua pedindo um livro foram usadas para testar a reação das pessoas.

Em 21 de junho de 2015, Ernesto Paglia voltou a testar a reação de pessoas comuns em situações inusitadas ou de injustiça.

Pai não aceita namorado negro da filha no quadro 'Vai fazer o Quê'?. 'Fantástico',  21/06/2015.

Pai não aceita namorado negro da filha no quadro 'Vai fazer o Quê'?. 'Fantástico', 21/06/2015.

A temporada, que foi ao ar até 19 de julho, trouxe, por exemplo, casos de racismo e assédio, críticas a casal gay por adotar uma criança e uma situação de desperdício de água.

Mulher é assediada na rua em cena do ‘Vai Fazer o Quê?’. 'Fantástico', 28/06/2015.

Mulher é assediada na rua em cena do ‘Vai Fazer o Quê?’. 'Fantástico', 28/06/2015.

Casal simula desperdício de água e provoca revolta no 'Vai fazer o quê?'. 'Fantástico', 12/07/2015

Casal simula desperdício de água e provoca revolta no 'Vai fazer o quê?'. 'Fantástico', 12/07/2015

Motorista bloqueia ciclovia em cena do 'Vai Fazer o Quê?'. 'Fantástico', 19/07/2015.

Motorista bloqueia ciclovia em cena do 'Vai Fazer o Quê?'. 'Fantástico', 19/07/2015.

Casal gay é criticado por adotar criança em cena do 'Vai Fazer o Quê?'. 'Fantástico', 05/07/2015.

Casal gay é criticado por adotar criança em cena do 'Vai Fazer o Quê?'. 'Fantástico', 05/07/2015.

Episódios especiais de Natal foram exibidos nos dias 25 de dezembro de 2016 e 24 de dezembro de 2017. Em 2016, o quadro reproduziu a história de Maria e José, pais de Jesus. O casal de atores ficou na praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, pedindo um abrigo. Maria estava prestes a parir, e muitas pessoas pararam para ajudar. Em 2017, a situação mostrada foi a de uma mãe que levava ao caixa um presente escolhido pelo filho, mas sem dinheiro para pagá-lo.

'Vai Fazer o Quê?': Mãe descobre no caixa que não tem dinheiro para brinquedo do filho. 'Fantástico', 24/12/2017

'Vai Fazer o Quê?': Mãe descobre no caixa que não tem dinheiro para brinquedo do filho. 'Fantástico', 24/12/2017

Em 2018, Ernesto Paglia trouxe mais um situação para discussão: ameaças do mundo virtual para crianças e adolescentes. Em cena, um adulto suspeito e uma adolescente conversavam em um shopping. O ponto era se as pessoas interfeririam na conversa. O 'Fantástico' fez uma pesquisa sobre o caso, e 72% das pessoas disseram que o fariam.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)