Por Memória Globo

Em maio de 2000, a atriz e comediante Denise Fraga estreou 'Retrato Falado', um quadro de humor baseado na vida real, tornando-se rapidamente um dos maiores sucessos do 'Fantástico'. Dirigida por Luís Villaça, a atriz encenava histórias verdadeiras, enviadas pelos telespectadores por carta ou e-mail.

Episódio de estreia do quadro 'Retrato Falado', com Denise Fraga, sobre a história de Maria e Antônio que se conheceram e casaram em menos de 12 horas, 'Fantástico', 14/05/2000.

Episódio de estreia do quadro 'Retrato Falado', com Denise Fraga, sobre a história de Maria e Antônio que se conheceram e casaram em menos de 12 horas, 'Fantástico', 14/05/2000.

Os casos selecionados eram transformados em roteiro pelos autores José Roberto Torero, Maurício Arruda, Mariana Veríssimo, Lícia Manzo e Marcus Aurelius Pimenta. Depois, os telespectadores gravavam seus depoimentos e os relatos serviam de fio condutor da narrativa, entremeando as passagens encenadas pelos atores.

O quadro apresentou histórias românticas, cômicas, tragicômicas, dos mais variados tipos, nas quais Denise Fraga encarnou um catálogo vastíssimo de personagens reais. A atriz contracenava com um elenco que misturava atores famosos – como Evandro Mesquita e Selton Mello – e outros ainda pouco conhecidos. Alguns se destacaram tanto que participaram de outras produções da Globo, como Eduardo Estrela – que ganhou um papel na novela 'Mulheres Apaixonadas' –, Graziella Moretto – que atuou em episódios dos humorísticos 'Os Normais' e 'Minha Nada Mole Vida' – e Maurício Marques – que trabalhou no último episódio da segunda temporada de 'Carga Pesada'.

Em 2001, o 'Retrato Falado' ganhou o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte na categoria Humor. Em fevereiro de 2003, o quadro deixou de ser produzido e deu lugar a 'Dias de Glória', no qual Denise Fraga vivia a protagonista de histórias que misturavam ficção e fatos marcantes do noticiário político do país. Mas, atendendo aos apelos do público, o 'Retrato Falado' voltou a ser exibido em julho do mesmo ano. O quadro também virou livro: 'Retrato Falado - Histórias fantásticas da vida real" foi lançado em 2005.

O 'Retrato Falado' ficou no ar até 2007, mas marcou época. Tanto que ganhou uma edição especial em um dos documentários comemorativos dos 50 anos do 'Fantástico' e contou a história de Renata Rodrigues, coordenadora de produção internacional do programa.

'Fantástico' 50 anos: a inesquecível combinação de magia, humor e investigação dos anos 90. 20/08/2023

'Fantástico' 50 anos: a inesquecível combinação de magia, humor e investigação dos anos 90. 20/08/2023

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)