Por Memória Globo

Em 1995, Hubert, Reinaldo, Bussunda, Beto Silva, Cláudio Manoel, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira estrearam no 'Fantástico' o quadro 'Plantão Casseta', dirigido por José Lavigne. Botando em prática o slogan “jornalismo mentira, humorismo verdade”, o Casseta & Planeta anarquizava o noticiário da semana em esquetes curtos, exibidos ao longo do programa, que parodiavam sem piedade políticos, jogadores de futebol, atores de televisão e figuras públicas em geral.

Estreia do 'Plantão Casseta & Planeta' no 'Fantástico', 23/04/1995.

Estreia do 'Plantão Casseta & Planeta' no 'Fantástico', 23/04/1995.

Nem os repórteres e apresentadores do 'Fantástico' escaparam às ironias, ao serem transformados em personagens como Chicória Maria (Glória Maria), Ótima Bernardes (Fátima Bernardes), Pedro Miau (Pedro Bial), Celso Fritas (Celso Freitas), Leilane Beckenbauer (Leilane Neubarth), Maurício Kibrusco (Maurício Kubrusly), Jeca Camargo (Zeca Camargo), Corisco José (Ciro José), Cassandra Iceberg (Sandra Annemberg), Galo Barcelos (Caco Barcellos) e Bonitón Moraes Neto (Geneton Moraes Neto). O quadro foi exibido até abril de 1997.

Em depoimento ao Memória Globo em 2013, Helio de La Peña lembrou de uma das personagens mais queridas dessa época: "Tinha alguns personagens, a Chicória Maria foi um personagem que eu tinha muito carinho, porque ele surgiu num quadro que a gente fazia no 'Fantástico', num plantão no 'Fantástico', que a gente brincava com os personagens, com os jornalistas do 'Fantástico'".

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)