Lançado pelo hit 'Ai se eu te pego', o cantor sertanejo Michel Teló apresentou em 2014 uma ideia ousada ao Fantástico . Ele queria contar a história da música sertaneja, misturando nomes consagrados com novos talentos. A proposta conquistou logo a direção do programa, que criou o quadro 'Bem Sertanejo', cuja estreia ocorreu em 20 de julho de 2014. O sucesso foi tanto que gerou outras temporadas.
Primeira temporada
Ao Memória Globo, o então diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, comentou sobre os bastidores do quadro. ”O Teló veio aqui querendo contar a história da música sertaneja. O gênero começou lá atrás com música caipira. A primeira temporada teve 12 episódios: seis no primeiro semestre, seis no segundo. Deu muito certo porque ele conseguiu relíquias, encontros inusitados. E tinha um pouco de jornalismo na história.”
A primeira temporada começou com Michel Teló acompanhando a rotina da dupla Jorge e Mateus, que confessaram terem se inspirado no sertanejo universitário da dupla João Bosco e Vinícius para sair do zero. Em 2014, Jorge e Mateus estavam entre os artistas mais bem pagos do Brasil.
‘Bem Sertanejo’ refaz o caminho da música sertaneja para entender como o estilo se renova. Jorge e Mateus são os primeiros convidados da série.. 'Fantástico', 20/07/2014
A temporada também contou com entrevistas de Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Vitor e Léo, Bruno e Marrone, Almir Sater, César Menotti e Fabiano, Gustavo Lima, Almir Sater, Paula Fernandes e Roberta Miranda. Em todas, Michel Teló acompanhou a cantoria dos convidados com sua sanfona inseparável.
'Bem Sertanejo': Michel Teló encontra com Paula Fernandes e Roberta Miranda. 'Fantástico', 07/08/2014
Michel Teló encontra Almir Sater em 'Bem Sertanejo'. 'Fantástico', 17/08/2014
'Bem Sertanejo': Michel Teló e Leonardo falam das desilusões amorosas que inspiram músicas. 'Fantástico', 02/11/2014
Edição especial
Em 2015, o quadro retornou em uma edição especial para homenagear o cantor Cristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro em 24 de junho daquele ano. No palco do 'Fantástico', Michel Teló convidou duas duplas para cantar com ele: Marcos e Belutti, e Thaeme e Tiago. No repertório, os maiores sucessos do Cristiano. Foi ao ar na edição do dia 28 de junho.
Segunda temporada
Em 2017, o Bem Sertanejo fez uma releitura da primeira temporada: em vez de gravar as conversas musicalizadas dentro da casa dos entrevistados, Teló levou um foodtruck para cada destino. Em um espaço montado ao ar livre, entrevistador e entrevistados comiam pratos típicos, conversavam e faziam música. Em geral, Teló reuniu diferentes gerações de artistas nos lugares onde eles nasceram e cresceram: Goiás, Paraná, interior de São Paulo e outros.
Outra novidade foi uma página especial na internet, que contava com um mapa do sertanejo no Brasil, além de vídeos exclusivos. Luiz Nascimento lembra: “Com a ideia de fazer o mapa geográfico da música sertaneja, ele pegou um foodtruck e saiu pelo Brasil. Além da comida típica, falava sobre a importância daquele lugar na música sertaneja. Teve outro foco que era mais a região. E deu muito certo. O projeto incluía um DVD pela Som Livre e um Especial no GNT. O Teló tem uma empatia muito grande e domina o assunto. Incorporamos, na equipe dele, uma equipe do 'Fantástico' para dar uma roupagem mais identificada com o programa.”
Na estreia, em 7 de maio de 2017, ele vai ao Tocantins encontrar as duplas Maiara e Maraísa e Henrique e Juliano, que começaram suas carreiras naquele estado. Os rapazes contaram que uma de suas influências, também do Tocantins, era o cantor Rick -- que no passado fazia dupla com Renner, e depois passou a estar com Giovani. Entrevistado, Rick conta como levou um gênero típico de lá, a suça, para dentro de suas canções. O papo foi regado pelo tradicional chambari, prato também conhecido como ossobuco mais ao sul do Brasil.
'Bem Sertanejo': Maiara & Maraisa estão na estreia da nova temporada. 'Fantástico', 07/05/2017
A partir do segundo episódio, o encontro entre gerações dá a tônica. Mineiros, Gusttavo Lima e Paula Fernandes encontraram o Trio Parada Dura em Ouro Preto (MG), que naquele 2017 tinha 44 anos de estrada, com sucessos como 'Bobeou a gente pimba'. Depois do papo, comeram feijão tropeiro.
'Bem Sertanejo': Mineiros, Gusttavo Lima e Paula Fernandes encontram o veterano Trio Parada Dura em Ouro Preto. 'Fantástico', 14/05/2017
O terceiro episódio, em 21 de maio, reuniu Chitãozinho & Xororó, Teodoro & Sampaio e Paraná para tratar da música paranaense. Onde Teló nasceu. Eles se encontraram em Ponta Grossa e comeram um barreado paranaense. O programa também tem participação de Fernando e Sorocaba, contando como a vanera, levada típica do sul, dá pinta no sertanejo universitário.
'Bem Sertanejo': Chitãozinho & Xororó, Teodoro & Sampaio e Paraná cantam. 'Fantástico', 21/05/2017
E o derradeiro programa do primeiro semestre, em 28 de maio, foi no interior de São Paulo. Rionegro & Solimões, Daniel e Zé Henrique se encontraram com Teló na Arena de Barretos, palco da maior festa do peão do país. Lembraram também de Tonico e Tinoco, e contaram com a participação até do pai de Daniel. No menu, galinha caipira com quiabo.
'Bem Sertanejo': Rionegro & Solimões, Daniel e Zé Henrique cantam em SP. 'Fantástico', 28/05/2017
A segunda etapa de 2017 também passou por quatro lugares. Em 20 de agosto, em São Paulo, no estúdio da cidade onde os sertanejos mais gravam. Cesar Menotti e Fabiano, mineiros que vivem na capital paulistas, encontraram Sergio Reis e Renato Teixeira. Os dois veteranos ganharam o Grammy no disco que lançaram juntos em 2015. A turma se fartou depois com pastel, caldo de cana e sanduíche de pernil. O episódio também tem a participação de Marcos & Belutti.
'Bem Sertanejo': Michel Teló vai a São Paulo encontrar sertanejos veteranos. 'Fantástico', 20/08/2017
A temporada passaria ainda por Goiânia, Mato Grosso do Sul e Recife, com participação de Luan Santana, Almir Sater, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano e vários outros artistas.
'Bem Sertanejo': Michel Teló encontra principais vozes do estado de Goiás. 'Fantástico', 27/08/2017.
'Bem Sertanejo': Almir Sater canta “No Rastro da Lua Cheia”. 'Fantástico', 03/09/2017.
Terceira temporada
A temporada de 2019 levou os espectadores para os maiores eventos de sertanejo do país. Foram três episódios. Em 25 de agosto, Teló recebeu Jorge & Mateus e Matheus & Kauan e contou a história do Vila Mix Festival, que reúne grandes nomes do sertanejo e corre o Brasil.
Michel Teló recebe Jorge & Mateus e Matheus & Kauan na volta do 'Bem Sertanejo'. 'Fantástico', 25/082019
Em 13 de outubro, foi a vez de apresentar o templo do sertanejo: o Barretão. Na companhia de Matogrosso & Matias e Gustavo Mioto.
'Bem Sertanejo': Michel Teló apresenta o templo sagrado do sertanejo: o ‘Barretão’. 'Fantástico', 13/10/2019
No apagar das luzes de 2019, foi hora de falar do festival 'Festeja': começou em 2012 e, até ali, já tinha mais de 80 edições. Maiara e Maraísa fizeram companhia a Zé Neto e Cristiano.
'Bem Sertanejo'. Michel Teló fala de um dos maiores festivais de música sertaneja, o Festeja. 'Fantástico', 29/12/2019
Ficha técnica
Trabalharam no quadro ao longo das temporadas: Jacques Vídeo, Julio Aguiar, Willy Murara e Sérgio Telles (imagens); Jacques Junior (direção de fotografia) Up Music, Bruno Assunção, Roberta Helena, Ivan Myazato (captação de áudio); Cláudio Abuchaim (mixagem); Cristiano Souza (técnico); Flávio Fernandes, Marco Aurélio Silva, Rafael Escobar, Vinicius Fabretti, Lecco Tamura, Fabio Covolo, Kito Loyola (arte); Cândida Sá, Ronaldo Romeiro, Nanci Shinsato (pesquisa de imagem); Marcelo Sarris e Fernanda Garrafael (conteúdo digital); Celso Lobo e Pâmela Herrera (produção executiva); André Piunti, Caroline Cardozo e Celso Lobo (roteiro); Juliana Pestana, Renan Ferreira (assistente de edição); Caroline Cardozo, Marco Arantes (edição); Fernando Hiro, Celso Lobo (direção).