A partir de 1995, o ‘Fantástico’ iniciou uma parceria com o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e criou um quadro que tinha o objetivo de monitorar a qualidade de produtos, além de alertar e conscientizar os consumidores e a indústria. No quadro, que inicialmente tinha o nome de ‘Controle de Qualidade’, produtos vendidos em todo o Brasil eram testados de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelo Inmetro. Os aprovados e reprovados eram anunciados no ar, e repórteres procuravam os fabricantes, em busca de esclarecimentos.
Em março de 1996, o episódio do quadro que testou a qualidade de águas minerais foi proibido de ir ao ar por decisão judicial, após uma das empresas fabricantes ter movido ação pedindo que o conteúdo dos testes não fosse divulgado. Dias depois, a liminar foi cassada e o ‘Jornal Nacional’ mostrou a reportagem e denunciou as marcas de água mineral que não atendiam aos critérios de consumo.
A partir de 2001, o quadro passou a se chamar “Atenção, Consumidor”.
Quadro “Atenção Consumidor” chama a atenção dos consumidores brasileiros para o aumento das tarifas públicas, 'Fantástico', 06/05/2001.
O quadro já conferiu se o peso e a quantidade de alimentos não perecíveis correspondiam ao que era indicado nos rótulos das embalagens, averiguou o funcionamento de ventiladores de teto e atestou a qualidade das sacolas de plástico usadas nos supermercados. Alguns produtos inadequados para consumo chegaram a ser retirados do mercado depois de expostos pelo quadro.
A seriedade dos testes deram credibilidade ao ‘Atenção, Consumidor!’, que ajudou a esclarecer consumidores e fabricantes sobre a importância de se observar os critérios de controle de qualidade. Em alguns casos, a parceria do ‘Fantástico’ com o Inmetro também ajudou a estabelecer a regulamentação de regras de fabricação, como no caso das cadeirinhas de carro para crianças, trazendo mais qualidade e segurança aos consumidores.
Em 2007 o ‘Atenção, Consumidor’ passou a contar com Dona Encrenca, personagem interpretada pela atriz Maria Menezes. A partir de situações cômicas do dia a dia, Dona Encrenca mostrava dicas de direitos do consumidor e introduzia os testes do Inmetro.
Inmetro testa marcas mais vendidas de ferros de passar roupa. 'Fantástico', 05/07/2009.
Em 2014, pouco antes do quadro completar 20 anos no ar, o ‘Fantástico’ exibiu uma retrospectiva do ‘Atenção, Consumidor’ e da parceria com o Inmetro.
'Fantástico' comemora 20 anos de parceria com Inmetro e mais de 300 análises divulgadas. 28/12/2014
O quadro ficou no ar até dezembro de 2017.