Por Memória Globo

Acervo/Globo

O jornalista Alexandre Garcia estreou, em 22 de maio de 1988, um quadro no 'Fantástico' no qual fazia uma crônica bem-humorada da política de Brasília, a partir de imagens captadas pelos repórteres cinematográficos da Globo durante a semana. Depois de editá-las de uma maneira peculiar, o jornalista fazia comentários com frases curtas e elegantes, ironizando as gafes, os atos falhos, as distrações e as bobagens ditas no plenário.

Os repórteres cinematográficos iam para a rua. Se vissem alguma coisa... era tudo absolutamente espontâneo, tudo ao acaso.
— Alexandre Garcia
Crônica de Alexandre Garcia sobre o cotidiano dos políticos em Brasília. 'Fantástico',10/10/1993.

Crônica de Alexandre Garcia sobre o cotidiano dos políticos em Brasília. 'Fantástico',10/10/1993.

A crônica foi exibida até julho de 1994. Segundo o próprio Alexandre Garcia, o quadro atingia seus melhores momentos quando alcançava a perfeita sincronia entre a imagem, o comentário e a atualidade do noticiário político.

Quando o assunto do momento era o rombo da Previdência Social, por exemplo, a imagem do então ministro Raphael de Almeida revelando um furo na meia, durante uma reunião ministerial, foi ao ar acompanhada do seguinte comentário do jornalista, como lembrou em entrevista ao Memória Globo: “O rombo da previdência é o calcanhar de Aquiles do ministro Raphael de Almeida Magalhães”. O ministro teria ganhado uma dúzia de meias de presente depois da exibição do programa. Uma reação comum: os políticos não se sentiam ofendidos com as brincadeiras do quadro e, ao contrário, até se divertiam com elas.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)