Por Memória Globo

Acervo/Globo

A primeira visita de um papa ao Brasil ocorreu em junho de 1980, quando João Paulo II levou uma legião de fiéis às ruas. Ele voltou ao país em 1991, quando visitou novamente irmã Dulce, em Salvador. Mesmo doente, ela continuava trabalhando com crianças e pobres. O Papa voltaria ao Brasil seis anos depois para participar do II Encontro Mundial do Papa com as famílias, no Rio de Janeiro.

Em sua segunda viagem ao Brasil, em 1991, o Papa, antes de pousar, ainda no avião, conversou com os jornalistas que o acompanhavam. Entre eles, o correspondente Silio Boccanera, que gravou entrevista exibida no 'Fantástico' de 13 de outubro.

Papa João Paulo II concede entrevista a jornalistas, dentre eles o correspondente da Globo Silio Boccanera, dentro do avião a caminho da visita ao Brasil em 1991. 'Fantástico', 13/10/1991.

Papa João Paulo II concede entrevista a jornalistas, dentre eles o correspondente da Globo Silio Boccanera, dentro do avião a caminho da visita ao Brasil em 1991. 'Fantástico', 13/10/1991.

Ao saber que o repórter era brasileiro, o sumo Pontífice mandou um recado: “Nosso povo te abraça, e o Papa abraça o povo brasileiro.” Nessa viagem, a pedido de Boccanera, João Paulo II comentou o aumento das igrejas evangélicas no Brasil e a diminuição dos devotos católicos: “São muitos problemas coligados, problemas graves de ordem socioeconômica e cultural. Há uma grande disparidade entre as regiões, problema de injustiça social, de reformas necessárias, problemas que mais do que nunca voltam à Igreja, ela não pode se retirar desse campo, porque faz parte de sua mensagem. Quanto às seitas, elas estão aumentando em vários lugares do mundo, isso revela uma insuficiência intrínseca da Igreja. Falta de agentes pastorais, de sacerdotes. Vou tratar disso com os bispos brasileiros.”

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)