A primeira visita de um papa ao Brasil ocorreu em junho de 1980, quando João Paulo II levou uma legião de fiéis às ruas. Ele voltou ao país em 1991, quando visitou novamente irmã Dulce, em Salvador. Mesmo doente, ela continuava trabalhando com crianças e pobres. O Papa voltaria ao Brasil seis anos depois para participar do II Encontro Mundial do Papa com as famílias, no Rio de Janeiro.
Em sua segunda viagem ao Brasil, em 1991, o Papa, antes de pousar, ainda no avião, conversou com os jornalistas que o acompanhavam. Entre eles, o correspondente Silio Boccanera, que gravou entrevista exibida no 'Fantástico' de 13 de outubro.
Papa João Paulo II concede entrevista a jornalistas, dentre eles o correspondente da Globo Silio Boccanera, dentro do avião a caminho da visita ao Brasil em 1991. 'Fantástico', 13/10/1991.
Ao saber que o repórter era brasileiro, o sumo Pontífice mandou um recado: “Nosso povo te abraça, e o Papa abraça o povo brasileiro.” Nessa viagem, a pedido de Boccanera, João Paulo II comentou o aumento das igrejas evangélicas no Brasil e a diminuição dos devotos católicos: “São muitos problemas coligados, problemas graves de ordem socioeconômica e cultural. Há uma grande disparidade entre as regiões, problema de injustiça social, de reformas necessárias, problemas que mais do que nunca voltam à Igreja, ela não pode se retirar desse campo, porque faz parte de sua mensagem. Quanto às seitas, elas estão aumentando em vários lugares do mundo, isso revela uma insuficiência intrínseca da Igreja. Falta de agentes pastorais, de sacerdotes. Vou tratar disso com os bispos brasileiros.”