Por Memória Globo

Ramón Vasconcelos/Globo

EXPEDIÇÃO

Expedição Terra

Em 2014, o 'Como Será'? estreou o seu primeiro formato 'Expedição', o 'Expedição Terra'. Comandado por Max Fercondini, a série mostrou problemas, soluções e iniciativas transformadoras para preservar o meio ambiente, como o projeto Manoelzão da região metropolitana de Belo Horizonte. Criada por médicos, a iniciativa provou que saúde também era uma questão ambiental, ao realizar um bio-monitoramento da bacia do Rio da Velha. A série foi exibida entre agosto de 2014 e fevereiro de 2015 e produzida pela Panorâmica Filmes.

Expedição Terra: projeto incentiva a limpeza de praias

Expedição Terra: projeto incentiva a limpeza de praias

Expedições Urbanas

Em 'Expedições Urbanas', o repórter Renato Cunha revelou iniciativas ecológicas nas grandes cidades brasileiras. Entre maio e novembro de 2015, a série, produzida pela Pequi Filmes, trouxe à tona projetos como a Central de Tratamento de Seropédica (o novo aterro sanitário do Rio de Janeiro), que funciona de acordo com as normas da Política Nacional de Resíduos que regulamenta o manejo de resíduos sólidos; o projeto Câmbio Verde, de Curitiba, que troca material reciclável por alimentos para famílias carentes; entrevistou os responsáveis pelo Movimento Gastronomia Responsável, uma iniciativa que oferece pratos de qualidade e ajuda a preservar o meio ambiente, que também está sendo realizada em Curitiba.

Expedições urbanas: ideia pode ajudar a reduzir a conta de água

Expedições urbanas: ideia pode ajudar a reduzir a conta de água

Expedição Água

A partir de 9 de abril de 2016, o repórter Renato Cunha foi atrás de boas práticas ambientais e recentes pesquisas científicas, seguindo o caminho da água, da chuva aos aquíferos subterrâneos, das nascentes ao tratamento, em 'Expedição Água'. A primeira reportagem da série foi 'Amazônia', produzida pela 70 Filmes, e mostrou a importância das chuvas naquele ecossistema; e como elas influenciam diretamente no clima em diferentes regiões do Brasil.

Renato Cunha vai à Amazônia conhecer o fenômeno dos rios voadores, que influencia a chuva no restante do país.

Renato Cunha vai à Amazônia conhecer o fenômeno dos rios voadores, que influencia a chuva no restante do país.

Expedição Campo

Em setembro de 2016, estreou o 'Expedição Campo'. Dessa vez, Renato Cunha viajou pelo Brasil em busca de inovações que fazem a diferença no campo. Em 13 episódios, a série falou sobre biodigestores, florestas energéticas, pecuária sustentável, transgênicos, caprinocultura, entre outros. A produção foi da Supernova Cinematográfica.

Expedição Campo: café

Expedição Campo: café

Expedição Urbana

Em 2017, o 'Expedição Urbana' voltou. Dessa vez, Renato Cunha descobriu os encantos das diferentes regiões do país, procurando saber o que faz uma cidade ser considerada boa para se viver e como os moradores podem transformá-la em algo ainda melhor. A temporada teve 11 episódios e foi produzida pela Plano Geral Filmes.

Expedição Urbana mostra como os cariocas aproveitam os espaços abertos para se exercitar

Expedição Urbana mostra como os cariocas aproveitam os espaços abertos para se exercitar

Expedição Digital

De olho em um futuro mais sustentável, em 2018 estreou 'Expedição Digital'. Em dez episódios, Renato Cunha mostrou como a tecnologia digital pode ajudar a construir um mundo melhor. A série teve produção da Plano Geral Filmes.

Expedição Digital: bichos

Expedição Digital: bichos

EMIRADOS ÁRABES

A jornalista Helena Lara Resende fez uma série de reportagens nos Emirados Árabes Unidos para mostrar as diferenças culturais ao redor do mundo. No episódio de estreia, no dia 23 de agosto de 2014, a equipe do programa visitou Masdar City, erguida em pleno deserto. A cidade é referência mundial em sustentabilidade e tem como meta neutralizar as emissões de gás carbônico. A repórter explicou como foi possível a construção de uma cidade em um ambiente de temperaturas extremas, onde antes havia apenas areia, e revelou o dia a dia de seus habitantes.

Na segunda reportagem da série, que foi ao ar em 30 de agosto de 2014, Helena conheceu os brasileiros que trabalham em Dubai. Eles contaram como a cidade se consolidou como um importante eixo internacional de comércio e negócios, atraindo cada vez mais empresas e pessoas do mundo todo. A convivência entre árabes e brasileiros foi o tema do terceiro episódio em 6 de setembro de 2014. Em Dubai, a repórter explicou como a religião muçulmana influencia a vida na cidade e acompanhou o cotidiano de uma família do Rio de Janeiro que mora há oito anos no país.

No quarto e último episódio da série, que foi ao ar em 13 de setembro de 2014, Helena Lara Resende embarcou numa expedição pelo deserto de Dubai para desvendar o bioma da cidade. O telespectador acompanhou um safari para entender como as plantas e os animais típicos da região são capazes de sobreviver em um ambiente inóspito.

Estreia da série de reportagens de Helena Lara Resende sobre os Emirados Árabes Unidos mostra como foi possível construir cidades no meio do deserto como Dubai e Masdar City, referência em sustentabilidade, Como Será?, 23/08/2014.

Estreia da série de reportagens de Helena Lara Resende sobre os Emirados Árabes Unidos mostra como foi possível construir cidades no meio do deserto como Dubai e Masdar City, referência em sustentabilidade, Como Será?, 23/08/2014.

XINGU

A equipe do 'Como Será'? esteve em Mato Grosso para gravar a série de reportagens 'Xingu – Expedicionários da Saúde'. Na estreia, em 25 de outubro de 2014, a jornalista Mariane Salerno mostrou como funciona o projeto que reúne médicos voluntários dispostos a viajar pelo Brasil para oferecer atendimento gratuito. O segundo episódio (01/11) mostrou o funcionamento de um centro cirúrgico na comunidade indígena, além da rotina de atendimentos dos médicos voluntários da região. Para fechar a série, a repórter acompanhou a viagem de uma equipe de médicos ao interior para uma missão de traslado de pacientes de catarata. O último episódio foi exibido em 8 de novembro de 2014.

Grupo de médicos voluntários vai ao Parque Nacional do Xingu tratar da saúde das populações indígenas

Grupo de médicos voluntários vai ao Parque Nacional do Xingu tratar da saúde das populações indígenas

O VALOR DO LIXO

A série 'O Valor do Lixo', que estreou em 22 de novembro de 2014, explicou de que maneira detritos secos, como o plástico, podem gerar renda, matéria-prima e ainda preservar o meio ambiente. À frente das reportagens, o jornalista Rogério Coutinho mostrou ainda como é feito o reaproveitamento de material orgânico.

Como Será?: Série “O Valor do Lixo” (2014)

Como Será?: Série “O Valor do Lixo” (2014)

MENOS É MAIS

Para alertar ao público sobre o consumo consciente, a repórter Helena Lara Resende estreou em junho de 2015 a série 'Menos é Mais'. Em quatro reportagens, o desperdício de água e alimentos foi contornado com iniciativas criativas. A série usou como exemplo o caso da família Bruno, do Rio de Janeiro, que aceitou o desafio de adotar os três “R”: reduzir, reaproveitar e reciclar. Ao final da quarta reportagem, a família mostrou que a conta de luz veio mais barata e aprovou a experiência.

Menos é Mais: Família topa desafio de mudar hábitos de consumo

Menos é Mais: Família topa desafio de mudar hábitos de consumo

IRLANDA

A Irlanda é exemplo de país sustentável, tem nove prêmios Nobel, 14 vencedores do Oscar, o 11º melhor IDH do mundo e é, de acordo com o Unicef, o 10º melhor país para criar filhos. A repórter Mariane Salerno mostra, em quatro episódios, a modernização do país e a vida dos brasileiros que vivem lá. Na estreia, em 10 de janeiro de 2015, a jornalista conversou com o bombeiro Neil McCabe, criador do Green Plan, plano de sustentabilidade. A série também mostrou o cotidiano da brasileira Heide Acampora, que fez doutorado na Galway-Mayo Institute of Technology (GMIT), universidade de Galway, sobre a ingestão de lixo por aves marinhas.

Irlanda: Exemplo Sustentável

Irlanda: Exemplo Sustentável

SENTEMENTE

As emoções são tema da série de seis episódios. Alegria, tristeza, raiva, medo, compaixão e o alcance do equilíbrio emocional são temas de 'Sentemente'. A repórter Júlia Bandeira ancorou todos os episódios em uma tenda montada num parque de São Paulo. Na tenda, transeuntes realizaram atividades para testarem emoções. Reportagens sobre a reação do cérebro e do corpo também foram exibidas, e personagens também mostraram histórias marcantes. A série estreou em julho de 2016.

Sentemente

Sentemente

ECOSTURA

'Ecostura' é voltada para a moda sustentável. Dividida em três temas – matéria-prima, confecção e reuso – a série, que estreou em dia 22 de abril de 2017, contempla as diferentes etapas da cadeia de produção. Na primeira reportagem, Júlia Bandeira apresenta novos materiais como o fio biodegradável produzido nacionalmente. Júlia também investiga os avanços no tingimento, etapa da indústria têxtil que causa enorme impacto. No segundo episódio, a jornalista ouve e visita confecções que buscam relações de trabalho mais justas na produção de roupas. A última reportagem mostra projetos que fazem reuso de materiais da indústria têxtil que estariam condenados.

Ecostura: matéria prima

Ecostura: matéria prima

ECONSUMO

A série aborda o consumo consciente. Em três episódios, e com reportagem de Rogério Coutinho, 'Econsumo' falou sobre economia compartilhada, cultura de menor impacto e consumo de valor. A série estreou no dia 30 de junho de 2018 e o primeiro episódio mostrou o compartilhamento de produtos. O último episódio, que foi ao ar em 14 de julho, mostrou o casal de empresários Fernanda Mallmann e Luís Aurélio do Patricini que mudou os hábitos de consumo através do valor agregado, e uma plataforma digital formada por marcas de roupa sustentáveis.

Econsumo: economia compartilhada

Econsumo: economia compartilhada

ALÉM DO VOTO

Em 2018, os eleitores brasileiros elegem presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O voto de cada um ajuda a traçar os novos rumos do país. No entanto, o exercício do cidadão na política pode e deve ir além do voto. Afinal, que meios os cidadãos têm de participar da vida política nas esferas estadual e federal? Como a sociedade civil pode se organizar para estar ativa nas discussões e decisões que os políticos eleitos por ela mesma estão tocando? Com sete episódios, a série mostra essas ferramentas.

Além do Voto: Como se mobilizar para participar mais da política?

Além do Voto: Como se mobilizar para participar mais da política?

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

'Você tem fome de quê?' é sobre comida e tem reportagem de Júlia Bandeira. Na estreia da série, em 21 de fevereiro de 2015, foi abordado o conceito de comida em extinção. O segundo episódio foi sobre comida funcional, como o tomate que reduz o risco de câncer de próstata. Na terceira reportagem, boas ideias para combater o desperdício de comida foram apresentadas. E, no último, mostrou-se os aspectos culturais que estão por trás da comida.

Você Tem Fome de Que? Alimentos funcionais

Você Tem Fome de Que? Alimentos funcionais

POR UMA CIDADE + INTELIGENTE

Com 12 reportagens, 'Por uma cidade + inteligente', exibida em 2016, aborda assuntos relevantes da agenda de debates de cidades brasileiras. Abastecimento de água, mobilidade urbana, eficiência energética, gestão de recurso, inovação, educação e saúde foram os principais temas em pauta. Os repórteres Helena Lara Resende, Júlia Bandeira, Mariane Salerno e Rogério Coutinho esclareceram as responsabilidades das prefeituras e buscaram soluções para problemas comuns.

Por uma cidade + inteligente: Maneiras de garantir o abastecimento de água na sua cidade

Por uma cidade + inteligente: Maneiras de garantir o abastecimento de água na sua cidade

CAMINHOS DA JUSTIÇA

O cenário político brasileiro inspirou a série sobre a justiça brasileira. Na estreia, em 10 de setembro de 2016, a série mostra como o trabalho articulado da PF, MPF e Poder Judiciário possibilitou o desenvolvimento da Operação Lava Jato, a maior operação de combate à corrupção no Brasil. No último episódio, a repórter Júlia Bandeira vai ao município de Osório, no Rio Grande do Sul, mostrar como o Ministério Público Estadual age na cobrança de ações em prol da população. A reportagem relembra o caso de uma professora paraplégica que, em 2005, alertou os promotores da cidade sobre problema de acessibilidade. A denúncia pública repercutiu e mudou a rotina da cidade, transformando Osório num modelo de acessibilidade para o país. O episódio foi exibido em 29 de outubro de 2016.

Estreia no Como Será? a série "Caminhos da Justiça"

Estreia no Como Será? a série "Caminhos da Justiça"

PORTUGAL PELOS BRASILEIROS

Em 6 de janeiro de 2018 estreou 'Portugal pelos Brasileiros'. A série conta a história de cinco brasileiros que deixaram o país em busca de uma nova vida em Portugal. É o caso de Eduardo Ice Drinks, que vive em Sintra com a família. Ele e a mulher levaram um sucesso do verão carioca para Portugal: o sacolé. Eduardo fala dos desafios enfrentados como imigrante e empreendedor, da necessidade de reinvenção ao mudar para outro país e de questões práticas como o visto e custo de vida. Outra história é do professor de jiu-jitsu Felipe Monsanto que vive no bairro da Graça com a mulher e dois cachorros. Felipe também é formado em design e conta como é o processo para dar aulas no país e quais são os documentos necessários para levar um cachorro para Portugal. O episódio foi ao ar em 11 de janeiro de 2018. Com cinco episódios, Portugal pelos Brasileiros tem narração de Alexandre Henderson e produção é da Plano Geral Filmes.

Portugal Pelos Brasileiros: história do Eduardo

Portugal Pelos Brasileiros: história do Eduardo

EXPEDIÇÃO NOVA TERRA

Uma das principais teorias do físico britânico Stephen Hawking diz que a Terra não conseguirá abrigar a vida humana por muito tempo. Por conta disso, o homem precisará buscar asilo em outros planetas. Este é o ponto de partida de 'Expedição Nova Terra', produzida pela BBC, que estreou dia 26 de maio de 2018. Apresentada por Renato Cunha, a série mostra o esforço de cientistas de diferentes nacionalidades para construir novas tecnologias que permitam aos humanos criar um futuro possível. Outras séries da BBC já foram exibidas no 'Como Será?'. Entre elas, 'A Vida na Grande Barreira' (2015), 'Segredos do Atlântico' (2015), 'Amor Animal' (2016), 'Minha família é o bicho' 1 e 2 (2016), 'Comida do Futuro' (2017) e 'Pequenas Grandes Criaturas' (2017).

Expedição Nova Terra: como se busca um novo planeta?

Expedição Nova Terra: como se busca um novo planeta?

60 +

Até 2050, o Brasil terá uma população de cinco milhões de idosos. A série '60+', que estreou em 13 de janeiro de 2018, fala sobre o que se pode fazer para envelhecer bem. Com nove episódios, os temas são saúde física e mental, nutrição e hábitos, vida social e em família, sexualidade, acessibilidade, trabalho e vida financeira. A cada semana, um especialista e representantes de diferentes faixas etárias, dos 20 aos 80 anos, participam de um debate no estúdio.

Hábitos para um envelhecimento saudável

Hábitos para um envelhecimento saudável

O primeiro episódio aborda a saúde física dos idosos, com dicas de exercícios que podem ser feitos em casa, esclarecimentos sobre a menopausa e como é possível adiar ao máximo as limitações de movimento impostas pela idade. O último episódio da série, que foi ao ar em 24 de março, trata da finitude da vida. No estúdio, Sandra Annenberg recebe a terapeuta familiar Mariana Sarkis, especialista em luto, para falar com outros convidados sobre a relação com a morte e as decisões que podem ser tomadas ainda em vida para encarar este momento. Para ilustrar o debate, reportagem de Helena Lara Resende aborda as questões práticas da morte. A série é encerrada com um texto sobre finitude lido pela atriz Nathalia Timberg.

SOS SUS

A importância, a abrangência e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender a população brasileira são tema da série 'SOS SUS', que estreou em 29 de julho de 2017. Os repórteres Júlia Bandeira, Helena Lara Resende, Mariane Salerno e Rogério Coutinho mostraram quem socorre o sistema e busca maneiras de oferecer o melhor atendimento em saúde possível.

Na estreia da série SOS SUS, conheça uma unidade básica de saúde de referência

Na estreia da série SOS SUS, conheça uma unidade básica de saúde de referência

No dia 5 de agosto de 2017, a segunda reportagem da série mostrou como os consórcios podem ser uma solução para melhorar a oferta de serviços de saúde em municípios menores. Em Maringá, no Paraná, uma parceria entre 30 municípios e o governo do estado vem conseguindo organizar o encaminhamento dos usuários que precisam ser atendidos por médicos especialistas. A repórter Helena Lara Resende conversou com Zuleide Dalla Costa, secretária executiva do consórcio, que explicou o seu funcionamento. SOS SUS teve nove episódios.

ECONSTRUÇÃO

A série analisa o cenário da construção civil sustentável no Brasil. Em três reportagens de Mariane Salerno, especialistas explicam os impactos do setor e apresentam possíveis soluções para o mercado e para o cidadão, passando pelas fases de projeto, obra e uso do empreendimento. No primeiro episódio de 'ECOnstrução', que estreou em 12 de novembro de 2016, Mariane questiona os desafios da construção sustentável, apontando a importância do planejamento. A segunda reportagem da série aborda a rota dos resíduos das obras e construções e as opções de destinos sustentáveis para eles. A reportagem também discute a dificuldade para a implementar uma legislação sobre o descarte sustentável de resíduos. No último episódio, Mariane Salerno mostra como o comportamento sustentável influencia na manutenção de um empreendimento de alto desempenho.

Econstrução: projeto

Econstrução: projeto

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)