Memoria Globo

Brasileiros teve uma temporada com oito episódios de cerca de 25 minutos. A cada programa foi realizada uma grande reportagem sobre personagens entrevistados por Edney Silvestre, Marcelo Canellas ou Neide Duarte. Em destaque, a história de brasileiros que se dedicam a mudar a vida de pessoas sem oportunidades.

Período: 17/06/2010 a 12/08/2010Dia e horário: quintas-feiras, antes do Jornal da Globo

Abertura do programa jornalístico Brasileiros.

Abertura do programa jornalístico Brasileiros.

“Brasileiros surgiu justamente diante do descrédito, do mito de que o brasileiro não presta. Eu sei que isso não é verdade, então propus para a Globo que a gente mostrasse brasileiros que normalmente não têm chance de aparecer”. 

Edney Silvestre sobre Brasileiros

EVOLUÇÃO

Brasileiros nasceu da vontade do repórter Edney Silvestre de mostrar o trabalho de cidadãos que contribuem para mudar o dia a dia de pessoas sem oportunidades. Para dividir com ele a tarefa, convidou os colegas Marcelo Canellas e Neide Duarte, que percorreram Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo atrás de personagens.

“Neide Duarte e Marcelo Canellas têm prazer em conversarcom seus entrevistados de igual para igual”,

relembra Edney sobre sua escolha.

Brasileiros foi ao ar de junho a agosto de 2010, substituindo o programa Globo Mar. No programa de estreia, Edney Silvestre contou a história do bailarino Flávio Sampaio, filho de um pescador da pequena cidade de Paracuru, no Ceará. 

Nas semanas seguintes foram revelados outros exemplos de grande valor para a sociedade. Como o trabalho de uma psicóloga paulista que decidiu criar livros com as memórias das vidas de crianças de abrigos. A reportagem é de Marcelo Canellas.

Já Neide Duarte esteve no Rio de Janeiro para conhecer a criadora de um projeto que promove a inclusão social de portadores de deficiências por meio de aulas gratuitas de natação e hidroginástica.

FICHA TÉCNICA

Direção-geral: Maria Thereza Pinheiro e Teresa CavalleiroRepórteres: Edney Silvestre, Marcelo Canellas e Neide DuarteRepórteres cinematográficos: Dennys Leutz, Lúcio Alves, Moacir Mendonça, Saulo Luiz, William Torgano, Wilson Araujo Edição: Fátima Baptista 

Produção: Adriana Caban, André Modenesi, Laura Carvalho, Renata RodriguesEdição de imagens: Dimitri Caldeira Técnicos:  Fábio Neder, Ulisses Mendes Operador de áudio: André RienteAssistentes: Wilson Garcia e José Atevaldo Viana

Fontes: Boletim de programação da Rede Globo – 17/06/2010; http://brasileiros.globo.com, acessado em 08/03/2012; MOREIRA, Paulo Ricardo. “Histórias de gente que faz” In: Jornal do Brasil, 16/06/2010.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)