Por Memória Globo

Globo

GENTE DO SAMBA

No carnaval de 2001, o 'Bom Dia Rio' preparou uma série especial para o carnaval. 'Gente do Samba' foi dividida em 12 episódios. Em cada um deles, um personagem marcante do samba carioca era entrevistado.

A primeira conversa, exibida no dia 5 de fevereiro, foi com o sambista Jorge da Cuíca, que falou sobre seu primeiro contato com o instrumento. A série contou ainda com outras figuras lendárias, como Vicente das Neves, recordista de sambas-enredo na Unidos da Tijuca; Fred do Cavaco, do Salgueiro; e mestre Macarrão, da Império Serrano.

A PAZ QUE EU QUERO

Reportagem da série “A Paz que eu Quero”, sobre cidades do interior do estado com índices baixos de violência. Bom Dia Rio, 22/07/2002.

Reportagem da série “A Paz que eu Quero”, sobre cidades do interior do estado com índices baixos de violência. Bom Dia Rio, 22/07/2002.

O assassinato do jornalista Tim Lopes, em junho de 2002, levou à exibição de três séries, nos jornais locais, exaltando a paz, o exercício da cidadania e a justiça.

O 'Bom Dia Rio' apresentou A Paz que Eu Quero, mostrando cidades do interior que conviviam com índices baixos de violência.

O primeiro município visitado foi Rio das Flores. A repórter Juliana Souto entrevistou moradores que levavam uma vida tranquila, com segurança. A reportagem foi ao ar no dia 22 de julho. Os repórteres Cristiane Armond, Roberto Brito e Fabiane Azevedo também participaram da iniciativa, que mostrou também o estilo de vida em Cambuci, Mendes, Bom Jardim e Quissamã.

SER CARIOCA

Em fevereiro de 2003, o 'BDRJ' exibiu uma série de cinco reportagens que mostravam o estilo de vida do carioca. A repórter Mariana Gross percorreu ruas de várias regiões da cidade, entrevistando moradores e mostrando seus hábitos e costumes.

A primeira parada foi na Zona Sul, onde o pão na chapa e a média (café com leite) são os protagonistas do café da manhã nas padarias. Na Zona Norte, o foco foram as gírias que corriam na boca do povo e o vai e vem dos transportes coletivos.

ÁLBUM DOS 200 ANOS

Primeira reportagem da série especial produzida sobre os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Bom Dia Rio, 26/11/2007.

Primeira reportagem da série especial produzida sobre os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Bom Dia Rio, 26/11/2007.

No dia 26 de novembro de 2007, foi ao ar no 'Bom Dia Rio' a primeira reportagem de uma série especial produzida para marcar os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil.

As reportagens de Mônica Sanches contaram a história de personagens marcantes da época, como Napoleão Bonaparte, Dom João VI, Carlota Joaquina e Dom Pedro I, usando como fio condutor pinturas que os retratavam.

ÁGUAS DO IMPÉRIO

No intuito de mostrar o valor da água potável nas grandes cidades, o 'Bom Dia Rio' foi às origens do sistema de abastecimento da cidade com a série Águas do Império.

A primeira das quatro reportagens de André Curvello foi exibida em 6 de junho de 2011, e falava sobre a importância do rio Carioca na história do município, além de indicar o início do uso de reservatórios de água, no século XIX. A série também mostrou o estado de conservação dos reservatórios, hoje, indicando a má conservação do equipamento urbano ao longo dos anos.

ALÔ, ALÔ

O 'Bom Dia Rio' investigou o trabalho das principais ouvidorias da cidade, em uma série de quarto reportagens de Pedro Bassan, em junho de 2013. A intenção era mostrar como as reivindicações dos moradores estavam ou não sendo atendidas pelas autoridades responsáveis.

A primeira matéria checou os serviços da central telefônica da Prefeitura (1746), mostrando que 67,9% das pessoas que ligam para fazer reclamações se mostravam satisfeitas com as resoluções.

MADRUGADA NA AVENIDA BRASIL

Fé, perigo, pressa e trabalho. Durante sete meses, os repórteres Danilo Vieira e Evandro Cardoso registraram aos poucos a rotina de motoristas, trabalhadores e vizinhos da Avenida Brasil, durante a madrugada. A série 'Madrugada na Avenida Brasil' foi exibida em dezembro de 2014, em três reportagens. O alto número de acidentes, as condições de moradia no entorno, e as trocas de tiros que cortam a maior via expressa da cidade foram personagens desta série.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)