Por Memoria Globo

Abertura do telejornal Bom Dia PE (2018).

Abertura do telejornal Bom Dia PE (2018).

O Bom Dia Pernambuco traz, logo cedo, os fatos mais importantes da madrugada, para a região metropolitana do Recife. As pautas são divididas em seis grupos principais: saúde, economia, emprego, política, prestação de serviço e programação cultural. A movimentação do trânsito é mostrada ao longo do telejornal, com a participação de repórteres ao vivo nas ruas ou no estúdio.

O Bom Dia Pernambuco também exibe gols e principais lances das partidas disputadas por times de futebol do estado.

Período de exibição: 22/05/1989 – NO AR | Periodicidade: de segunda a sexta, às 6h 

ESTREIA

Criado em 22 de maio de 1989, a exemplo dos telejornais similares lançados no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Distrito Federal, o Bom Dia Pernambuco tinha como proposta realizar uma cobertura mais detalhada dos acontecimentos locais, com um jornalismo dinâmico, prestação de serviços, entrevistas e entradas ao vivo. Seu primeiro apresentador foi João José do Amaral, mais conhecido como Duda Amaral, então chefe de redação da Globo Nordeste. O jornal ia ao ar de segunda à sexta, às 7h30.

No dia de estreia, foram exibidas diferentes reportagens: uma sobre o município de Alagoinha, no sertão de Pernambuco; outra rememorando a passagem do Zeppelin pelo Recife; e duas entrevistas, uma com o senador Marco Maciel, que disputava a indicação do PFL para concorrer às eleições presidenciais daquele ano, e outra com o deputado federal Roberto Freire, o preferido dos convencionais do PCB para disputar as eleições.

Bom Dia PE: Estreia (1º bloco)

Bom Dia PE: Estreia (1º bloco)

Bom Dia PE: Estreia (2º bloco)

Bom Dia PE: Estreia (2º bloco)

Bom Dia PE: Estreia (3º bloco)

Bom Dia PE: Estreia (3º bloco)

ANOS 2000

Com a saída de Duda Amaral em 1994, passaram pelo Bom Dia Pernambuco os apresentadores Hugo Esteves, Sylvia Távora, Hélter Duarte, Fernando Rêgo Barros e Marianne Brito. Em junho de 2003, Meiry Lanunce assumiu a apresentação do telejornal. Em janeiro de 2017, ela passou a comandar o NETV 2ª Edição e Pedro Lins assumiu a bancada do Bom Dia Pernambuco.

Em 2004, quando o Bom Dia Pernambuco completou 15 anos, foi feita uma edição especial com a participação dos apresentadores, que relembraram momentos importantes do telejornal. Foram entrevistados no estúdio Duda Amaral, Fernando Rego Barros, Hélter Duarte, Marianne Brito, Mônica Silveira e Silvia Tavora. Uma reportagem mostrou os bastidores do telejornal, com imagens da sala de controle e dos profissionais que trabalhavam na coordenação do programa.

20 anos no ar

Bom Dia PE: 20 anos do Bom Dia PE (2009)

Bom Dia PE: 20 anos do Bom Dia PE (2009)

Em maio de 2009, o Bom Dia Pernambuco completou 20 anos no ar. Para comemorar a data, foi preparado um programa especial, transmitido ao vivo do Instituto Ricardo Brennand (IRB), no bairro da Várzea, no Recife. Um dos entrevistados do programa foi o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que falou sobre as perspectivas de desenvolvimento do estado. O empresário Ricardo Brennand, fundador do Instituto que leva o seu nome, também foi entrevistado na edição especial.

Em 2010, o telejornal ganhou mais 20 minutos, passando a ter duração de uma hora. Um ano depois, em setembro de 2011, o Bom Dia PE fez a primeira transmissão de uma edição completa e ao vivo, em alta definição.

FICHA TÉCNICA

Apresentador: Pedro Lins
Editor-chefe: Rafael Pimenta
Editores: Fabyola Brayner, Juliana Carneiro, Letícia Garcia, Mônica Cunha, Paula Delgado, Pedro Lins
Produtores: Dyanne Melo, Rose Maria
Editores de imagens: André Deiga, Eduardo Roque, Ernani Neves, José Almeida
Câmeras: Edson Brito, Fernando Skandura, Jefferson Cariolano
Coordenador: Marcos Lima
Editor-chefe de arte: Eduardo Menezes
Arte: Julieta Alencar, Samuel Abílio
Videografismo: Ademilson José
Diretor de imagens: Alexander Bubols
Supervisor de imagens: Eduardo Riecken
Chefe de reportagem: Marjorye Cavalcanti
Chefe de redação: Angélica Tasso
Diretora de jornalismo – Recife: Jô Mazzarolo
Diretora de jornalismo: Silvia Faria
Diretor responsável: Ali Kamel

FONTES

Boletim de programação da Rede Globo, número 521; Aldeão, 07/2003; 08/2003, número 63; Informações cedidas por Ítalo Rocha em 2003 e 2006; KEHL, Maria Rita. “Meias-notícias” In Veja, 04/05/1977; LINDENBAUM, David. “São sete da manhã, bom dia (a TV acordou mais cedo)” In Isto É, 04/06/1977; Perfil da Liderança. Edições 2006, 2005, 2004, 2003 e 2002; XEXÉO, Artur. “Acertos e erros na manhã global” In Isto É, 12/01/1983; http://pe360graus.globo.com, acessado em 11/2006; http://tvtribuna.globo.com, acessado em 11/2006; http://viaglobal/cedoc (intranet), acessado em 11/2006; http://viaglobal/cedoc (intranet), acessado em 01/2012; http://pe360graus.globo.com, acessado em 01/2012; Bom Dia PE: edição de 18/11/2019.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)