Por Memória Globo

Acervo/Globo

1996 – Alexandre Arrabal, diretor do departamento de Arte da CGJ (Central Globo de Jornalismo), conquistou o prêmio Rio Com Design pela criação do cenário e das vinhetas do Bom Dia Brasil.

2003 – Prêmio Abimac de Jornalismo (Associação Brasileira de Máquinas) na categoria melhor reportagem de televisão para a matéria de Thaís Herédia sobre o custo Brasil

2004 – Dois prêmios da Câmara de Vereadores de São Paulo, por duas matérias de gastronomia: a de Fabiana Scaranzi, sobre os segredos do Mercado Municipal de São Paulo; e a de Alberto Gaspar, que abordou as comidas de boteco da capital paulista.

2005 – A comentarista Miriam Leitão foi a primeira jornalista brasileira a receber o Maria Moors Cabot Prize, o mais antigo prêmio internacional de jornalismo. Criado pela Universidade de Columbia, ele é um reconhecimento entregue a profissionais de imprensa dos Estados Unidos e da América Latina cujo trabalho contribui para a liberdade de imprensa e o entendimento entre as Américas. Dois anos depois, Miriam recebeu em São Paulo o prêmio Jornalista Econômico 2007, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil.

2008 – A série de reportagens Terra do Meio: Brasil Invisível, exibida em 2007, ganhou o prêmio Nuevo Periodismo Cemex – FNPI, na categoria Sustentabilidade. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Imprensa Embratel na categoria Reportagem em Emissora de TV, o Grande Prêmio da Associação dos Magistrados Brasileiros, o prêmio Every Human Has Rights Media Awards, promovido pela Internews Europa, o prêmio CNT de Jornalismo Especial de Meio Ambiente e o Prêmio Caixa de Jornalismo Social.

2008 – A série Fome na América Central recebeu menção honrosa no prêmio Wladimir Herzog de Jornalismo em Direitos Humanos, na categoria TV Documentário.

2009 – A série de reportagens Ponte Rio-Niterói 35 anos, exibida em maio de 2009, foi escolhida a melhor na categoria televisão no Prêmio de Jornalismo da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)