Em sua estreia, o estúdio do ‘BDBR’ tinha um cenário simples, com um fundo sem a identificação do telejornal. Na bancada – uma mesa com topo de vidro –, Carlos Monforte apresentava o noticiário e fazia as entrevistas, comentadas por Marcelo Netto (economia), Antônio Britto e Álvaro Pereira (política).
Em 1996, o ‘Bom Dia Brasil’ ganhou novo cenário: além da bancada dos apresentadores, o espaço incluía uma sala de estar para a realização das entrevistas.
Globo terrestre
Em 2000, o cenário do telejornal passou por mudanças para acentuar a integração entre o noticiário hard news, as análises e os comentários dos apresentadores. Passou a reunir em um único ambiente os elementos dos cenários anteriores: a bancada de apresentação do noticiário e o espaço das poltronas, com uma mesa de centro, onde eram feitos os comentários. Uma escultura completava a decoração. Inspirada nos conceitos da optical art e da arte cinética, a obra era composta de vários feixes de acrílico, presos do teto ao chão do cenário, formando a imagem do globo terrestre e do mapa do Brasil.
O ano de 2004 foi marcado por algumas alterações no cenário do programa e pelo uso de uma quinta câmera para integrar bancada e set de entrevistas. Novos movimentos de câmera passaram a ser explorados, com os apresentadores circulando mais pelo cenário.
Interatividade
A partir de junho de 2006, o ‘Bom Dia Brasil’ ganhou um cenário ainda mais amplo. Criado pelo Departamento de Artes da então Central Globo de Jornalismo, dirigido por Alexandre Arrabal, o cenário tinha quatro ambientes (bancada, lounge de entrevistas, set para comentaristas e set neutro), onde as câmeras trafegavam livremente, propiciando maior comunicação entre eles. O novo espaço permitia que a bancada principal fosse enquadrada de diversos ângulos, como em um palco semiarena, e não apenas frontalmente, como era usual.
Para dar um ar mais descontraído ao visual, foram utilizados materiais em madeira. Os novos telões, três ao todo, permitiam maior interatividade entre os apresentadores - Renata Vasconcellos e Renato Machado - e os jornalistas de outros estados, além de possibilitar projeção simultânea de gráficos e imagens especiais.
Em julho de 2007, o ‘Bom Dia Brasil’ ganhou um cenário especial para a cobertura dos Jogos Pan-Americanos. O estúdio, envidraçado, ficava no alto de um edifício com vista para o Pão de Açúcar, a baía de Guanabara e diversas praias do Rio de Janeiro.
Estúdio integrado
No dia 26 de setembro de 2011, além do anúncio da mudança dos apresentadores – Chico Pinheiro assumiu, no dia seguinte, a bancada no lugar de Renato Machado –, o cenário do ‘Bom Dia Brasil’ ficou mais amplo, moderno e integrado. O estúdio passou a contar com uma nova bancada e um novo espaço para entrevistas, chamado pela equipe de “cantinho de bate-papo”. O novo ambiente foi criado para facilitar a conversa dos apresentadores com os comentaristas, simulando um ambiente de sala de visitas para discussão e análise das notícias de economia, segurança pública e esporte. Renata Vasconcellos e Renato Machado apresentaram ao público a grande atração do cenário repaginado: um supertelão com capacidade para exibir, simultaneamente, entradas ao vivo de repórteres, apresentadores e comentaristas do Brasil e do exterior, além de gráficos e imagens.
Estreia do novo cenário do 'Bom Dia Brasil', 26/09/2011.
Dinamismo, tecnologia e velocidade
No dia 05 de agosto de 2019, o ‘Bom Dia Brasil’ teve sua identidade visual renovada, reforçando três pilares do jornalismo: dinamismo, tecnologia e velocidade de informação. Inovações tecnológicas, como o novo piso de led, passaram a permitir a inserção de ilustrações gráficas referentes a cada editoria e também marcar as passagens de bloco. O cenário passou a contar com uma nova bancada, mais moderna, e um espaço para receber comentaristas e entrevistados.
O telejornal também ganhou nova abertura, que mistura imagens de acontecimentos jornalísticos relevantes com a também nova marca do 'BDBR’, uma versão viva e contemporânea de todas as anteriores, mas guardando referências.
Abertura do 'Bom Dia Brasil' (2019)
Trecho do 'Bom Dia Brasil' no cenário novo, 05/08/2019.