Apresentado por Carlos Monforte, o 'Bom Dia Brasil' surgiu em 1983 como um noticiário de cerca de 30 minutos de duração, essencialmente político e econômico, realizado e transmitido em rede nacional, direto de Brasília.
Em 1996, Renato Machado assumiu o cargo de editor-chefe e promoveu uma reformulação no 'Bom Dia Brasil'. O jornal passou a ter maior interação com âncoras de outros estados, colunistas e convidados. Em setembro de 2011, Renato se despediu do 'BDBR' e a apresentação ficou a cargo de Chico Pinheiro e Renata Vasconcellos. Em 2022, Chico Pinheiro deixou a TV Globo, e Ana Paula Araújo assumiu a bancada.
A partir de junho de 2006, o cenário do telejornal passou a ter 4 ambientes - bancada, lounge de entrevistas, set para comentaristas e set neutro. Em setembro de 2011, ficou mais amplo, moderno e integrado. Em agosto de 2019, o jornal teve sua identidade visual renovada, reforçando três pilares: dinamismo, tecnologia e urgência da informação.
Duas pessoas da equipe trabalham na noite da véspera para ajudar na produção do telejornal. Para evitar qualquer tipo de atraso, enquanto esteve à frente do jornal como apresentador e editor-chefe, Renato Machado mantinha na sala de maquiagem um relógio 5 minutos adiantado e um aviso para que a hora não fosse alterada.
A série de reportagens 'Terra do Meio: Brasil Invisível', de 2007, ganhou os prêmios Nuevo Periodismo Cemex – FNPI; o Prêmio Imprensa Embratel; o Grande Prêmio da Associação dos Magistrados Brasileiros; o prêmio Every Human Has Rights Media Awards; o prêmio CNT de Jornalismo Especial de Meio Ambiente e o Prêmio Caixa de Jornalismo Social.