Memoria Globo

VIVA MAIS LEVE

No segundo semestre de 2012 o Bem Estar exibiu o quadro Viva Mais Leve, que acompanhou o desafio de cinco telespectadores brasileiros com excesso de peso em busca de uma vida mais saudável. Os participantes foram escolhidos a partir da análise dos perfis mais comuns de pessoas com sobrepeso ou obesidade no Brasil, e vieram de Fortaleza, Goiânia e São Paulo. Logo no começo do programa, os cinco subiram juntos em uma balança especial e somaram 443 quilos. O endocrilonogista Alfredo Halpern e o ex-jogador de futebol Raí participavam como consultores do quadro, no estúdio.

Os participantes também contaram com o apoio de seis
especialistas multidisciplinares: o psiquiatra Arthur Kaufman; os
endocrinologistas Cintia Cercato e Márcio Mancini; os preparadores físicos José
Rubens D´Elia e Mauro Guiselini e a nutricionista Mônica Beyruti. 

Esse foi o primeiro de uma série de realities de emagrecimento
que o Bem Estar exibiu em sua história. Outros nessa linha foram: Cintura Fina,
exibido em 2015 e o Comer Sem Engordar, que foi ao ar em 2015 e 2017.

— Foto: Globo

Mariana Ferrão, Fernando Rocha, Raí, Paulo Froner, Adriana da Silva, Lucirene Beserra, Rosineide Gomes, Rosângela Fernandes e Dr. Alfredo Halpern em Quadro Viva Mais Leve, 2012. Zé Paulo Cardeal/Globo.

Estreia do quadro “Comer sem engordar” com dicas da nutricionista Cristina Menna Barreto para as pessoas terem uma boa alimentação sem ganhar peso, Bem Estar, 16/10/2015.

Estreia do quadro “Comer sem engordar” com dicas da nutricionista Cristina Menna Barreto para as pessoas terem uma boa alimentação sem ganhar peso, Bem Estar, 16/10/2015.

COMER SEM ENGORDAR

É possível comer sem engordar? O Bem Estar mostrou que sim. Neste quadro, que estreou no dia 16 de outubro de 2015, a nutricionista Cristina Mena Barreto dava dicas de como evitar que a vontade de sair da dieta fosse mais forte do que a determinação de emagrecer.

Na primeira edição de Comer sem engordar, Cristina Mena Barreto mostrou como descartar os famosos belisquetes no meio da tarde. Para ela, era necessário fazer um lanche saudável entre o almoço e o jantar para evitar sentir vontade de comer petisco no trabalho. Levar um sanduíche natural na bolsa, por exemplo, é uma boa pedida para quem quer emagrecer.O quadro foi ao ar, com intervalos, até 2017.

APRENDI COM O BEM ESTAR

Em novembro de 2011, o Bem Estar mostrou a história da professora Naira Okisaki, de São Paulo, que salvou a vida de um aluno que se engasgava com um pirulito, em sala de aula. A professora agiu rápido e com precisão – havia aprendido uma manobra assistindo a uma edição do programa dedicada a primeiros socorros, em abril.  Aliviada, ela escreveu à produção do Bem Estar para agradecer. Nasceu o quadro Aprendi com o Bem Estar, que dava espaço a histórias que, assim como a de Naira, tiveram um final feliz.

A editora-chefe do programa, Patricia Carvalho, contou em entrevista ao Memória Globo que este era o quadro que mais emocionava a equipe:

“É uma forma da gente reforçar uma informação e passa-la de um jeito diferente. Cada vez que a gente pega uma história dessa e reconta por outra pessoa, talvez quem não viu da primeira vez, veja por uma segunda. É uma maneira de reforçar a informação e ao mesmo tempo mostrar que realmente a gente muda a vida das pessoas”.

Outro caso importante para o programa foi o de uma aposentada de São Paulo, que descobriu um melanoma maligno no corpo do marido após assistir a um programa sobre câncer de pele. Desconfiada de uma mancha, ela levou o parceiro a um dermatologista, que confirmou a suspeita. A história veio à tona na reportagem de Michelle Loreto, exibida em 4 de dezembro de 2015.


















O
quadro foi exibido até janeiro de 2019.



Reportagem de Michelle Loreto sobre o espectador do “Bem Estar” Santiago que descobriu que tinha um melanoma após assistir uma matéria no programa e conseguiu ser curado, Bem Estar, 04/12/2015.

Reportagem de Michelle Loreto sobre o espectador do “Bem Estar” Santiago que descobriu que tinha um melanoma após assistir uma matéria no programa e conseguiu ser curado, Bem Estar, 04/12/2015.

Participação dos doutores Alfredo Halpern e Drauzio Varella como comentaristas na estreia do Bem Estar. 21/02/2011.

Participação dos doutores Alfredo Halpern e Drauzio Varella como comentaristas na estreia do Bem Estar. 21/02/2011.

DICAS DO DR. ALFREDO

“Acho que você pode comer de tudo”. Dietas milagrosas que podem prejudicar a saúde de quem quer perder peso não tinham espaço nos conselhos do Dr. Alfredo Halpern. O endocrinologista e professor da faculdade de medicina da USP era consultor do Bem Estar desde o primeiro programa, em 2011. Dr. Alfredo explicava os benefícios da alimentação saudável – traduzida pela variação das cores no prato de almoço – de forma bem simples e com muito bom humor.  Dr. Alfredo também respondia a dúvidas dos telespectadores. “Almeje coisas possíveis”, disse ele, no último programa exibido em 2011. “Não almeje entrar em forma definitivamente em pouco tempo. Vá pouco a pouco. A vida é uma maratona e não uma corrida de 100 metros.”

No dia 25 de novembro de 2015, o Bem Estar exibiu uma edição especial em homenagem ao endocrinologista, que faleceu naquela manhã.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)