Memoria Globo

O Ação tinha o objetivo de divulgar e discutir os rumos da educação no país.O programa integrava o Globo Cidadania, exibido nas manhãs de sábado e que também incluía o Globo Educação, Globo Ciência, o Globo Ecologia e o Globo Universidade.

Período: 11/12/1999 – 02/08/2014Dia e horário: sábados, às 7h40

Abertura do programa Ação.

Abertura do programa Ação.

HISTÓRIA

ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS

A experiência do Ação deu tão certo que, no ano seguinte, o programa passou a integrar definitivamente a grade de programação da TV Globo. Nesse início, três equipes de reportagens viajavam pelo país, atrás de experiências e iniciativas não-governamentais na área de educação.

As reportagens ressaltavam projetos de pessoas dedicadas a atividades voluntárias, como a professora Adriana Leite, coordenadora do projeto de inclusão social Crescer com Arte, de Fortaleza. Outro exemplo foi a Fundação Gol de Letra, criada pelo ex-jogador de futebol Raí, em São Paulo.

O Ação também mostrou a cooperativa de reciclagem de lixo desenvolvida por José Messias do Nascimento. Em parceria com a Prefeitura de Barueri, em São Paulo, ele aproveitava parte do material recolhido no lixo para transformar em artesanato. Outra iniciativa apresentada no programa foi o trabalho do coreógrafo Mark Van Loo, diretor de uma companhia com um projeto de inclusão social de crianças, idosos e deficientes físicos, em São Paulo.

CENTRAL GLOBO DE JORNALISMO

Em março de 2002, o Ação passou a ser realizado pela Central Globo de Jornalismo (CGJ), em São Paulo. Lúcia Sant’Anna assumiu o cargo de editora-executiva do programa.

Em abril de 2005, foi ao ar uma reportagem sobre o trabalho do Centro de Educação e Treinamento Esperança, que atendia centenas de crianças e jovens de comunidades pobres da cidade de São José, em Florianópolis. Um dos projetos mostrados foi o da Pizzaria-escola, em que os professores ensinavam às crianças do orfanato os ofícios de pizzaiolo, chapeiro e garçom.

GLOBO CIDANIA

A partir do dia 3 de setembro de 2011, o Ação passou a fazer parte do Globo Cidadania, atração que reúne os cinco programas de responsabilidade social da TV Globo. A primeira edição dessa nova fase foi sobre adoção. O programa acompanhou o dia a dia de dois grupos de adoção e trouxe uma entrevista com a Drª. Cristiana Cordeiro, juíza da Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro.

BAIXA RENDA

Em 2008, uma reportagem marcante do Ação mostrou o trabalho de Ormandino Barcelos, professor de educação física e responsável pelo Núcleo Desportivo de Atletismo do Rio de Janeiro. O projeto atendia cerca de 600 alunos de baixa renda da periferia da cidade, disponibilizando bolsas de estudo e estimulando a prática de esportes.

CENÁRIO SUSTENTÁVEL

No dia 10 de abril de 2010, o Ação estreou um novo cenário, construído dentro do conceito de sustentabilidade. Os painéis e o mobiliário artesanal foram fabricados no interior de Minas Gerais utilizando madeira certificada. O programa daquela semana mostrou projetos de conservação e restauração da Mata Atlântica, como o Piaçava Sustentável, uma aliança com os índios Pataxó para a preservação de uma espécie endêmica da região do sul da Bahia. No estúdio, o convidado Beto Mesquita, diretor executivo do Instituto Bioatlântica, conversou com Serginho Groisman.

TEMPORADA 2014

PELO BRASIL

Vários projetos sociais foram mostrados no Ação na temporada de 2014: o Ser Criança, que educa por meio de brincadeira; o Apoena, que gera renda através de costura; e o Canteiros Coletivos, que transforma áreas degradadas em verdes.

PROJETOS SOCIAIS

Vários projetos sociais foram mostrados no Ação na temporada de 2014: o Ser Criança, que educa por meio de brincadeira; o Apoena, que gera renda através de costura; e o Canteiros Coletivos, que transforma áreas degradadas em verdes.

PRÊMIOS

2006 – O Ação ganhou o Prêmio de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil. O prêmio é concedido para personalidades e projetos que se destacam na divulgação e proteção de direitos humanos fundamentais.2011 – Prêmio da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), pela reportagem “Consumo consciente e lei de resíduos sólidos”.

Fontes: Depoimento concedido ao Memória Globo por Sérgio Groisman (17/04/2007); CROITOR, Claudia. “TV Voluntária. Emissoras aderem ao social aos poucos. In: Folha de S. Paulo, 08/04/2001; “Globo faz boa ‘Ação’, ainda em horário ingrato. In: Estado de S. Paulo, 24/06/2001; “Groisman estréia na Globo com programa sobre educação”. In: Folha de S. Paulo, 11/12/1999; www.portaldovoluntariado.org.br, acessado em 05/2008, Boletim de programação da Rede Globo, 03/09/2011; http://g1.globo.com/acao, acessado em 03/2012.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)