Por Memória Globo

Frame de vídeo/Globo

A HISTÓRIA

A nova edição do Rock in Rio aconteceu entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2011. As inovações no festival ficaram por conta das discussões sobre sustentabilidade, projetos sociais, desfiles de modas e até mesmo um parque de diversões que funcionou o tempo todo. Os ingressos esgotaram-se em apenas quatro dias.

A partir de 2004, o Rock in Rio ganhou uma filial em Lisboa e teve edições também em 2006, 2008, 2010 e 2012. Em 2008 foi a vez do festival receber sua primeira edição na capital espanhola: o Rock in Rio Madrid, que também teve uma edição em 2010.

Entrevistas de Hélter Duarte com o cantor Lenny Kravitz e a banda ColdPlay, atrações do evento. Na sequência, Ana Paula Araújo e André Luiz Azevedo entrevistam a plateia do evento ao vivo, Jornal Nacional, 30/09/2011.

Entrevistas de Hélter Duarte com o cantor Lenny Kravitz e a banda ColdPlay, atrações do evento. Na sequência, Ana Paula Araújo e André Luiz Azevedo entrevistam a plateia do evento ao vivo, Jornal Nacional, 30/09/2011.

EQUIPE E ESTRUTURA

SETE DIAS

Ao todo, foram sete dias de atrações que contaram com um esquema especial de transmissão, com entrada ao vivo nos principais telejornais da Globo, flashes diários e entrevistas exclusivas com os músicos.

Além da transmissão dos shows, feita ao vivo todas as noites pelo jornalista Zeca Camargo, uma série de entrevistas exclusivas foi realizadas para os telejornais da Globo. Hélter Duarte entrevistou, para o 'Jornal Nacional', o cantor Lenny Kravitz e a banda Coldplay. Para o 'Jornal da Globo', a repórter Mônica Teixeira falou com Shakira e Ivete Sangalo.  As entrevistas de Edney Silvestre com Joss Stone, Diogo Nogueira, Davi Morais e Baile do Simonal foram ao ar no 'Bom Dia Rio'. No 'Jornal da Globo', o jornalista Nelson Motta falou sobre as atrações do festival na coluna especial 'Lado B do Rock in Rio'.

Ainda participaram dessa cobertura os repórteres Fábio Júdice, Flávia Januzzi, Paulo Renato Soares, Fernanda Graell, Tatiana Nascimento, Bette Lucchese, Maria Paula Carvalho, Beatriz Thielmann, Ana Paula Araújo, Mônica Teixeira, Maurício Kubrusly e Mônica Sanches.

ESTÚDIO DE VIDRO

Ana Paula Araújo e o comentarista Fábio Júdice entrevistam diretamente do estúdio de vidro montado no Rock in Rio a banda Móveis Coloniais de Acaju, a primeira a se apresentar naquela noite no palco Sunset, RJ TV 1ª edição, 23/09/2011.

Ana Paula Araújo e o comentarista Fábio Júdice entrevistam diretamente do estúdio de vidro montado no Rock in Rio a banda Móveis Coloniais de Acaju, a primeira a se apresentar naquela noite no palco Sunset, RJ TV 1ª edição, 23/09/2011.

A Globo montou um estúdio de vidro especial para a transmissão de seus telejornais, com fundo transparente que permitia que os telespectadores vissem o público do festival.

Ana Paula Araújo apresentou a primeira edição do 'RJ TV', na abertura do festival, com a participação de Ana Luiza Guimarães e Edmilson Ávila, diretamente do estúdio. Matéria dos repórteres Silvana Ramiro, Fernanda Graell, Ana Paula Santos, Malu Mazza, Fábio Júdice, Susana Naspolini, Gabriela de Palhano, Rogério Coutinho, Viviane de Sales e Vandrey Pereira também foram ao ar durante o telejornal.

DESTAQUES

ATRAÇÕES

As noites de shows foram divididas em gêneros. A primeira foi a pop, que reuniu cerca de 100 mil pessoas para assistirem Elton John, Rihanna, Katy Perry, Cláudia Leitte, Os Paralamas do Sucesso e Titãs. No dia seguinte, 24 de setembro, foi a vez do rock, com atrações como Red Hot Chili Peppers e Snow Patrol. Na noite do 25, o metal tomou conta do Palco Mundo com Metallica, Motorhead e Gloria.

Na noite do Jazz, 29 de setembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira participou do show do Legião Urbana e Steve Wonder arrancou muitos aplausos. No dia seguinte, foi a vez dos latinos, representados pelos brasileiros Ivete Sangalo, Jota Quest e Marcelo D2. Uma das noites mais concorridas foi a do rock alternativo, quando Coldplay, Maroon 5, Maná, Skank e Frejat se apresentaram. O último dia do festival misturou rock e new metal com Guns N’Roses, Evanescence, Pitty e Detonautas Roque Clube.

PRIMEIRO DIA

Logo na manhã do primeiro dia de shows, 23 de setembro, Sandra Moreyra fez uma matéria para o 'Bom Dia Rio' sobre a chegada dos artistas e dos turistas ao Rio de Janeiro. Em seguida, o repórter Vandrey Pereira entrou diretamente da Cidade do Rock e prosseguiu com a cobertura no 'Jornal Hoje', destacando a cenografia do local, que imitava uma rua da cidade norte-americana de Nova Orleans. A jornalista Flávia Jannuzzi conversou com os primeiros fãs a chegarem à cidade.

“O Rock in Rio volta a fazer história no Rio de Janeiro”, anunciou Fátima Bernardes na abertura do 'Jornal Nacional' daquela noite, durante o qual os repórteres Ana Paula Araújo e Renato Soares entraram ao vivo da Cidade do Rock. O último bloco foi inteiramente dedicado à cobertura do festival, trazendo matérias de Mônica Sanches e André Luiz Azevedo.

TRÊS HORAS DIÁRIAS

A partir da primeira noite, a Globo dedicou as madrugadas do festival à exibição ao vivo dos shows e compactos com os melhores momentos. O horário de início da transmissão, com duração média de três horas por noite, variava de acordo com a programação. Zeca Camargo ficou encarregado da apresentação, enquanto Bruno de Lucca e André Marques comandaram entrevistas e flashes do local. Os telejornais de rede continuaram a se dedicar à cobertura diária do festival, mostrando a chegada dos astros do rock e dos fãs.

No domingo, dia 25, Zeca Camargo apresentou o 'Fantástico' direto do Rock in Rio, além de ter sido exibida uma entrevista exclusiva que o jornalista havia feito com o Metallica em Nova York.  Dia 9 de outubro, também um domingo, a emissora exibiu um compacto com os melhores momentos do festival.

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo números 621, 626-A, 627, 940, 941, 943, 944; 29/12/2000; ESCOBAR, Pepe.“Rio pega fogo com o rock 40 graus” In: Folha de S. Paulo, 06/08/1984; “Dois bilhões vão assistir Rock in Rio no exterior” In: Folha de S. Paulo, 05/01/1991; “Globo transmite show ao vivo a partir de hoje” In: Folha de S. Paulo, 18/01/1991; MATTOS, Adriana. “Indústria do rock fatura R$ 500 milhões no Rio” In: Folha de S Paulo, 20/01/2001; PENTEADO, Lea. “Rock in Rio: um sonho real, uma realidade de sonho” In: O Globo, 12/11/1984; KAUFFMAN, Rita. “Complexo eletrônico garante a qualidade da TV” In: O Globo, 11/01/1985; “Rock in Rio, os erros e os acertos. Valeu? Valeu” In: O Globo, 20/01/1985; PENTEADO, Lea e SILVA, Beatriz Coelho. “Rock in Rio, saudades. É hora de ligar a TV” In: O Globo, 10/01/1986; BAHIANA, Ana Maria. “Overdose de estrelas” In: O Globo, 17/08/1990; ALMEIDA, Lívia. “No embalo do Rock in Rio II” IN: O Globo, 05/01/1991; “Apólice de 10 milhões de dólares” In: O Globo, 10/01/1991; ALMEIDA, Lívia. “Canais abertos ao Rock in Rio II” In: O Globo, 18/01/1991; ALMEIDA, Lívia. “Som, imagem e o melhor da festa” In: O Globo, 01/02/1991; MARQUES, Mario. “Contagem agressiva” In: O Globo, 20/12/2000; ALECRIM, Michel. “Últimos retoques para o festival” In: O Globo, 12/01/2001; FILHO, Gilberto Lima e VASCONCELLOS, Fábio. “Mudanças na infra da Cidade do Rock atenuam o calor dos roqueiros” In: O Globo, 20/01/2001; “Mais rock e menos gente” In: O Globo, 23/01/2001; MEDEIROS, Jotabê. “Rock in Rio Lisboa: McCartney abre hoje o rock no Tejo” In: O Estado de S. Paulo, 28/05/2004; SCHILD, Susana. “Roqueiros de todo o mundo, uni-vos” In: Jornal do Brasil, 09/10/1984; LAGE, Miriam. “Rock ao vivo e na TV” In: Jornal do Brasil, 11/01/1985; TINOCO, Pedro. “As boas vibrações do Maracanã” In: Jornal do Brasil, 19/12/1990; “Juiz suspende Rock in Rio por falta de laudo” In: Jornal do Brasil, 09/01/1991; “Rock in Rio – MPB invade a praia roqueira” IN: O Dia, 13/01/2001.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)