Ainda pequeno, a família de Jorge Adib se mudou para Botucatu. Começou a trabalhar como discotecário da Rádio Emissora de Botucatu, aos 17 anos. Pouco tempo depois, conseguiu uma vaga de locutor e montou o programa 'Predileção dos Ouvintes'. Com 21 anos, foi para a capital paulista, passando a trabalhar como radioator. Em 1950, participou da inauguração da TV Tupi, primeira emissora de televisão do país.
Em meados da década de 1950, foi trabalhar como assessor da direção de marketing da Colgate-Palmolive, que era a principal patrocinadora das novelas de rádio. O trabalho de Adib era escolher que histórias seriam produzidas. Em 1958, foi convidado para assumir a direção de rádio e TV da agência Multipropaganda, responsável pela negociação dos filmes e séries exibidos pelas TVs da época.
No início dos anos de 1960, saiu da agência de propaganda para fundar o escritório da CBS Filmes – Columbia Broadcasting System – no Brasil, que mais tarde se tornaria Viacom. Adib fez durante um mês um estágio na emissora CBS nos Estados Unidos. Nessa época, se tornou o responsável pelo merchandising dos desenhos da Hanna Barbera no Brasil.
Em 1978, foi convidado por Joe Wallach para estruturar o merchandising da Globo. Adib se mudou para o Rio de Janeiro e fundou a empresa Apoio Comunicações, pioneira na área de merchandising na televisão, que criava e comercializava produtos nos programas da emissora. A primeira experiência na Globo foi na novela 'Dancin’ Days' (1978) de Gilberto Braga. Além do trabalho na Apoio Comunicação, Jorge Adib chegou a dirigir, por um curto período, a Globotec e, em seguida assumiu a direção da Rio Gráfica Editora, onde ficou por cinco anos. Adib também negociava a compra e exibição dos filmes na Globo.
Em 1986, Jorge Adib foi eleito Profissional de Propaganda do Ano, premiação concedida pela Abracom – Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda. No ano seguinte, assumiu o cargo de diretor de vendas da Globo Internacional. Ficou na emissora até o final da década de 1990. Em 2000, Jorge Adib participou na pesquisa e como co-autor do livro '50 anos de TV no Brasil', da Editora Globo, ao lado de Edwaldo Pacote e Carlos Alberto Vizeu; a coordenação foi de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.
Jorge Adib morreu em julho de 2018.
Ex-diretor de merchandising da Rede Globo Jorge Adib morre aos 89 anos, no Rio de Janeiro
FONTE:
Depoimento concedido ao Memória Globo por Jorge Adib em 03/02/2000. |