Gogoia Sampaio

A figurinista Gogoia Sampaio nasceu no Rio de Janeiro. Entrou na Globo em 1991, como assistente de figurinista. Destacou-se em inúmeros trabalhos na emissora, onde trabalhou até outubro de 2020

Por Memória Globo


Georgia Melina Ferreira Sampaio nasceu em 18 de janeiro de 1968, filha da produtora Adélia Ferreira Sampaio e do jornalista Pedro Porfírio Sampaio. Chegou a cursar faculdade de psicologia, mas abandonou o curso para se dedicar ao trabalho de produtora e pesquisadora de documentários para TVs estrangeiras. Acostumada aos sets de cinema desde criança, já que a mãe atuava na área, acabou apaixonando-se por esse universo. Filha da geração que cresceu assistindo a novelas, Gogoia já se encantava com as roupas que via nas personagens da TV. Até que conheceu a atriz Maria Lúcia Dahl, irmã de Marília Carneiro, e contou seu sonho de conhecer a figurinista. Acabou indo trabalhar como sua assistente na Globo, no início dos anos 1990, nas novelas 'O Dono do Mundo' (1991), de Gilberto Braga, e 'Explode Coração' (1995), de Gloria Perez, e na minissérie 'Anos Rebeldes' (1992), de Gilberto Braga. Também foi assistente de Helena Gastal, na minissérie 'Engraçadinha… Seus Amores e Seus Pecados' (1995), adaptação de Leopoldo Serran de 'Asfalto Selvagem: Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados', de Nelson Rodrigues. Aprimorou-se fazendo vários episódios do programa interativo 'Você Decide' (1992).

Gogoia Sampaio na época de 'Geração Brasil', novela de 2014 — Foto: Memória Globo

Sua primeira novela como figurinista titular foi 'Salsa e Merengue' (1996), de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, cujos figurinos da personagem Teodora, interpretada por Débora Bloch, fizeram grande sucesso entre as telespectadoras. Gogoia também trabalhou na área de humor, fazendo os figurinos de alguns quadros de 'Zorra Total', e vestiu os personagens do seriado 'Sandy & Junior' (1999) – incluindo a dupla protagonista – até assinar várias novelas.

Ao comparar seu trabalho, hoje, com a forma como era realizado no passado, Gogoia Sampaio não vê muita diferença na parte de criação, ressaltando, no entanto, que uma novela das 20h atualmente tem 50 minutos de duração, quando tinha 35, antigamente; além de contar com mais personagens, o que faz aumentar o número de frentes de gravação e de profissionais necessários na equipe de figurino. Ela lembra que, antes da inauguração da Central Globo de Produção (Projac), os estúdios, o acervo de figurinos e o setor de costura estavam localizados em áreas diferentes da cidade, o que prejudicava a agilidade do trabalho. As novas instalações e as inovações tecnológicas, segundo a figurinista, tornaram o trabalho mais profissional.

Entre as novelas que fez estão 'Estrela-Guia' (2001), de Ana Maria Moretzsohn, a primeira novela protagonizada pela cantora Sandy, cujos modelitos hippies usados por sua personagem tiveram grande repercussão entre o público; 'Da Cor do Pecado' (2004), a primeira novela assinada pelo autor João Emanuel Carneiro; e 'Belíssima' (2005), de Silvio de Abreu, que enveredou pelo universo da moda e da indústria da beleza e também teve muitos figurinos copiados pelas pequenas confecções e vendidos em lojas e mercados populares, como os vestidos compridos da personagem Vitória, interpretada por Cláudia Abreu.

Gogoia participa do 'Programa do Jô' em 02/12/2013 — Foto: Memória Globo

Em 2008, Gogoia Sampaio trabalhou em parceria com Rosane Berni Gonçalves nos figurinos do especial de fim de ano 'O Natal do Menino Imperador'. Em 2009, fez outro especial, 'Dó-Ré-Mi-Fábrica', com Helena Araújo.

Em 2010, desenvolveu o figurino da novela 'Passione', de Silvio de Abreu, junto com Rô Gonçalves. Em 2012, Gogoia Sampaio trabalhou com cores ousadas, franjas e muito brilho para elaborar as roupas dos personagens da novela 'Cheias de Charme', de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, que estreou em abril. No ano seguinte, assinou o figurino realista do remake de 'Saramandaia'. Em 2016, foi responsável pela área na novela 'A Lei do Amor'.

Gogoia Sampaio ganhou dois prêmios Contigo! de melhor figurino: em 2006, por Belíssima, e em 2003, por Sabor da Paixão (2002).

Gogoia Sampaio deixou a emissora em outubro de 2020.

FONTES:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Gogoia Sampaio em 17/07/2006. Perfil de Gogoia Sampaio no LinkedIn.