Lucicreide é uma personagem de sorte na vida da pernambucana Fabiana Karla Souza Simões Barbosa. Foi com a interpretação da faxineira que ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Arte Viva Elo, em 1991, em Recife. E foi justamente essa sua primeira personagem no 'Zorra Total', programa que lhe deu notoriedade.
Início da carreira
Filha de um auditor fiscal e de uma professora, Fabiana Karla Souza Simões Barbosa nasceu em 30 de outubro de 1975, em Recife. Começou a carreira de atriz no grupo de teatro de um centro religioso de sua cidade até se inscrever no festival de teatro amador do colégio e ganhar o prêmio de melhor atriz com a personagem Lucicreide.
“Depois que ganhei o prêmio fui vista por muita gente que já fazia teatro profissionalmente. Aí, começaram os convites para produções locais. Para mim a maior emoção foi conseguir fazer parte do TAP, o Teatro de Amadores de Pernambuco, que tem uma história maravilhosa na cena pernambucana e acho que na cena brasileira também. Porque era um teatro de muita força, muito político e trazia muita novidade”.
Mudança para o Rio de Janeiro
Mãe de três filhos, Fabiana Karla conta que sua ida para o Rio de Janeiro, em 2001, foi no susto. “Porque a minha vontade era tamanha, mas não sabia como agir. Já tinha filhos e fiquei naquele desespero de imaginar deixá-los. Eram amores diferentes, mas muito intensos. Não seria feliz sem um deles, então tinha que dar um jeito de conciliar esse amor dos filhos e esse amor à minha arte. Ser fiel àquilo”.
O primeiro trabalho, no Rio, foi buscar produções de teatro para apresentá-las em Recife, mas sua vontade mesmo era de estar no palco. “Comecei a procurar pessoas e me deparei com uns amigos que também vieram fazer testes e eu ficava naquela ida e vinda para Recife para ver os meus filhos. Até que um dia, fui chamada para um teste para fazer o 'Linha Direta', que foi a minha primeira participação na Globo”.
Depois da experiência em 'Linha Direta', Fabiana passou a deixar currículos e a abordar algumas pessoas no então Projac – atual Estúdios Globo – em busca de uma oportunidade. Foi quando encontrou o diretor Maurício Shermann. “Lembrar disso é engraçado e emocionante. Ele é um grande diretor, é um homem que dá oportunidade, que vai no teatro, que olha os artistas, que tem respeito. Posso dizer que se tenho algum valor maior, profissionalmente, devo isso a ele, que acreditou no meu trabalho e me deu oportunidade de mostrar o que eu tinha para oferecer. E eu ofereci a Lucicreide e depois foram acontecendo os outros personagens”.
Que luxo! Lucicreide e Carretel aprontam em restaurante
Estreia em novelas
Em 2003, Fabiana fez sua primeira novela, 'Mulheres Apaixonadas' (2003), como a Célia, empregada da Lorena, personagem de Susana Vieira. “Eu estava num núcleo maravilhoso. Comecei a emplacá-la como fofoqueira porque não sabia muito o que fazer ali. Mas cada entrada que eu tinha, cada texto que me davam, para mim era um evento. Então, eu fazia com muito prazer, muita vontade, e acho que isso ficou notório, a ponto do Maneco (Manoel Carlos) começar a colocar algumas falinhas para mim”, conta a atriz que viveu também a Olga Bastos no remake de 'Gabriela' (2012) e a enfermeira Perséfone, em 'Amor à Vida' (2013).
Perséfone reprova Daniel em capítulo de 'Amor à vida', em 21/1/2014.
'Escolinha do Professor Raimundo'
A partir de 2015, Fabiana teve a oportunidade de participar da nova versão da 'Escolinha do Professor Raimundo' na Globo, interpretando a personagem Dona Cacilda, imortalizada na primeira edição do humorístico por Claudia Jimenez. A experiência durou até 2021. Entre 2018 e 2020, protagonizou outro programa de humor, dessa vez no Multishow, ao lado de Tom Cavalcanti: 'Dra. Darci'.
Dona Cacilda revela que gosta de homem fantasiado de super-herói. 'Escolinha do Professor Raimundo'
2019 marcou sua volta ao universo das novelas: interpretou Madalena Sampaio em 'Verão 90'. No mesmo ano estreou também na função de apresentadora no programa 'Se Joga'.
Em 2022, Fabiana participou de um sucesso do streaming: a série 'Rensga Hits', do Globoplay. Na trama, ela vive a dona da gravadora Joia Maravilha Records.
Cinema
No cinema, Fabiana foi protagonista de 'Lucicreide Vai Pra Marte' (2021), em que reviveu a personagem que a levou para a televisão, e em 'Uma Pitada de Sorte' (2022).
Fotos de Fabiana Karla:
FONTE:
Depoimento concedido ao Memória Globo por Fabiana Karla em 31 de janeiro de 2012. Fabiana Karla fala da volta às novelas em 'Verão 90'. In: O Globo, Patricia Kogut, 5/11/2018. Alice Wegmann, Lorena Comparato, Fabiana Karla e Deborah Secco vão estrelar série sobre sertanejo. In: O Globo, Patricia Kogut, 11/8/2021 |