Sem Censura

Nesta página, você confere Sem Censura. Navegue pelos destaques deste programa de jornalismo da Globo.


Programa de entrevistas e reportagens que possuía um formato flexível,o  que permitia estabelecer a ordem e a duração das atrações a cada edição.Tendo ocupado o espaço aberto pelo Globo Revista na programação da emissora, Sem Censura apresentava duas diferenças fundamentais em relação ao seu antecessor. A primeira era que não havia reportagens culturais ou de entretenimento. Todo o tempo disponível era dedicado às entrevistas e mesas-redondas. A segunda diferença dizia respeito aos temas das entrevistas. Globo Revista dava ênfase a assuntos de teor político e econômico, aproveitando o clima de abertura política expresso no nome do programa. Sem Censura abordava uma gama muito variada de assuntos, da polêmica questão do carro a álcool até a convocação para a seleção brasileira.

Editor: Francisco Santarrita Entrevistadores: Antônio Britto, Augusto Nunes, Marco Antônio RochaPeríodo: 09/03/1982 – 08/06/1982Dia e horário: terças, às 23h

Estreia do programam Sem Censura, com entrevista com Paulo Maluf, então governador de São Paulo, realizada pelos jornalistas Marco Antônio Rocha, Antônio Britto e Augusto Nunes, em 09/03/1982.

CENÁRIO

O cenário do programa evocava um ambiente informal. A tradicional bancada ou mesa foi dispensada. Os entrevistadores e convidados sentavam-se ao redor de um monitor de televisão, no qual eram apresentados depoimentos gravados fora do estúdio.

ABERTURA



A abertura do programa era um mosaico formado por imagens de operários, trabalhadores rurais, crianças, pessoas andando nas ruas de uma grande metrópole e figuras e símbolos ilustres da história contemporânea do Brasil e do mundo. Entre outros, o músico e compositor Tom Jobim; o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva; o escritor Jorge Amado, o jornalista e poeta Ferreira Gullar; o Capitólio em Washington, sede do poder legislativo norte-americano; e o prédio-sede das Nações Unidas.

Abertura do programa Sem Censura (1982).

REPORTAGENS

Sem Censura estreou em 1982, em meio à mobilização em torno das eleições para os governos do estado, primeiras eleições livres após o fim do regime militar. O primeiro programa apresentou uma entrevista com Paulo Maluf, então governador de São Paulo, realizada pelos jornalistas Marco Antônio Rocha, Antônio Britto e Augusto Nunes. O senador Franco Montoro também foi convidado a participar, porém não compareceu.O Sem Censura promoveu também um debate entre os candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro, Sandra Cavalcanti (do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro) e Miro Teixeira (do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Realizado no dia 20 de abril de 1982, o debate foi mediado pelo jornalista Antônio Britto e obteve recorde de audiência para o programa.Antônio Britto, falando em nome da Rede Globo, abriu o Sem Censura declarando que a emissora tinha “a clara intenção de prestar um serviço” e a esperança de que o debate marcasse o reencontro entre o país e o Estado democrático”.

Fontes: Boletim de programação da Rede Globo, números 477 e 484; “Definidas as regras do debate entre Miro e Sandra na TV Globo” In: O Globo, 16/04/1982; “Sandra apareceu…” In: Isto É, 28/04/1982; SIERRA, Roland M. “Superficialidade frustrou o debate com jornalistas na TV” In: Folha de S. Paulo, 11/03/1982; “Todas as novidades são jornalísticas” In: Folha de S. Paulo, 08/03/1982.

— Foto: Globo