Linha Direta Mistério

O 'Linha Direta Mistério' trazia casos que desafiavam a compreensão humana, para os quais não foram encontradas explicações racionais.

Por Memória Globo


“O ‘Linha Direta Mistério’ também é um programa que tem o seu público cativo, que gosta do chamado imponderável, [...] da mediunidade, da espiritualidade, desse mundo um pouco de outra dimensão”, explica o apresentador Domingos Meirelles.

O embrião do programa foi o episódio 'As Cartas de Chico Xavier', apresentado em 2004 pelo 'Linha Direta Justiça'. As histórias tinham narração do ator Carlos Vereza. O 'Linha Direta Mistério' foi produzido pela mesma equipe responsável pelo 'Linha Direta' e pelo 'Linha Direta Justiça'.

Período: 30/06/2005 – 17/11/2005 | Dia e horário: quintas, às 21h50

O primeiro episódio do 'Linha Direta Mistério' foi ao ar no dia 30 de junho de 2005 investigando estranhos acontecimentos que marcam a história do Edifício Joelma, um prédio de 23 andares situado no centro de São Paulo. Em fevereiro de 1974, um incêndio – causado por uma falha na instalação elétrica – matou 189 pessoas e deixou 345 feridas, configurando uma das maiores tragédias da história da cidade. Não foi, entretanto, a primeira tragédia a acontecer naquele mesmo local.

___________________

Ficha Técnica

Apresentador: Domingos Meirelles
Direção-geral: Milton Abirached
Diretores: Adriano Coelho, André Felipe Binder, Paulo Gheli, Pedro Carvana
Diretor de produção: Alexandre Ishikawa
Assistentes de direção: Aldo Picini, Oscar Francisco
Repórteres: Elayne Cirne, Fábio Lau, Marcelo Faria de Barros, Mônica Marques, Wilson Aquino
Gerente de produção: Verônica Esteves
Produtor musical: Edon Oliveira
Diretor de fotografia: Fred Rangel
Coordenadores de jornalismo: Ângelo Tortelly, Gustavo Vieira
Produtores de jornalismo: Camila Avancini, Camila Machado de Assis, Danielle Ferreira, Didier Dutra Coordenadores de produção: Andreia Hollanda, Vera Daflon
Roteiristas: Charles Peixoto, Gustavo Cascon, Ivan Sant’Anna, Teresa Frota
Editores: Flávio Araújo, Maurício Yared, Zé Dassilva
Produção de arte: José Artur Camacho
Efeitos especiais: Vitor Klein
Computação gráfica: Mauro Heitor
Figurinista: Denise Bernardes
Caracterização: Rose Aragão
Cenografia: Carlos Eduardo KK

Fontes

CORRÊA, Elena. “Uma tragédia que emociona mais de 30 anos depois” In: O Globo, 12/06/2005; NETO, Lauro. “Linha Direta: todos os enigmas do Joelma” In: Diário de S. Paulo; http://linhadireta.globo.com/