Planeta Terra, Lotação Esgotada

Sônia Bridi e Paulo Zero foram aos cinco países mais populosos do mundo para responder: quantas pessoas o planeta pode sustentar? A série foi exibida em 2012

Por Memória Globo


Em junho de 2012, a Rio+20 reuniu representantes de quase 200 países para renovar o compromisso político mundial com o desenvolvimento sustentável. Na esteira dessa discussão, o 'Fantástico' exibiu, de 27 de maio a 24 de junho, a série 'Planeta Terra: Lotação Esgotada', na qual Sônia Bridi e Paulo Zero foram aos cinco países mais populosos do mundo, além de percorrer regiões com alta pressão demográfica na África, para responder à pergunta: quantas pessoas o planeta pode sustentar?

Primeira reportagem da série 'Planeta Terra – Lotação Esgotada', de Sônia Bridi, sobre o crescimento populacional da terra, um dos temas de discussão da Rio+20, 'Fantástico', 20/05/2012.

A série nasceu de uma ideia do então diretor do 'Globo Natureza', Humberto Pereira. Em entrevista ao Memória Globo, Sônia Bridi lembra o desafio: “Sabíamos os países mais populosos do mundo: China, Índia, Indonésia, Estados Unidos e Brasil. Mas começamos a pensar em questões populacionais que não envolvem só um grande território com muita gente, também em países pequenos com grande pressão demográfica.”

A equipe visitou também Ruanda, Quênia e Angola, em uma viagem que rendeu experiências marcantes, como o momento em que um bebê gorila chegou muito próximo à Sônia, nas montanhas de um parque nacional em Ruanda. “A miséria da África e da Índia tem um nível muito profundo. Foi muito impactante o momento em que a gente fazia o cruzamento das reportagens, mostrando com quanta comida vive o indiano e quanta comida é jogada fora nos Estados Unidos. A exposição dos contrastes do mundo rico de consumo irresponsável e a vida dos despossuídos foi o grande mérito da série”, complementa.