Brasil Sem Cigarro

Drauzio Varella acompanhou o dia a dia de três fumantes, mostrando as dificuldades enfrentadas por eles nas tentativas de acabar com o vício, e o que fazer para superá-las. A série foi exibida em 2011.

Por Memória Globo


Em 2011, Drauzio Varella assumiu uma cruzada contra o cigarro. Na série 'Brasil Sem Cigarro', exibida entre 13 de novembro e 11 de dezembro daquele ano, o médico acompanhou o dia a dia de três fumantes que tentavam parar de fumar, mostrando suas maiores dificuldades e o que fazer para superá-las. Os personagens da série foram selecionados pelo site do 'Fantástico'.

Primeiro episódio da série ‘Brasil Sem Cigarro’, em que o médico Drauzio Varella mostra os problemas causados pelo o vício em nicotina e dá dicas para quem quer parar de fumar. ‘Fantástico’, 06/11/2011

O 'Fantástico', em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio – e com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, promoveu também eventos populares abertos ao público, com a participação do doutor Drauzio e dos apresentadores do programa. Cerca de 35 mil pessoas participaram dos eventos 'Brasil Sem Cigarro', que passaram por dez estados brasileiros. A campanha trouxe em cada edição dicas importantes para encarar o desafio de parar de fumar e os participantes tiveram a possibilidade de fazer exames gratuitos.

A campanha ‘Brasil Sem Cigarro’ promove eventos em Belém e Recife. ‘Fantástico’, 04/12/2011.

No encerramento da série, os três personagens - Carlos, Camila e Cristiane - se encontraram com o doutor Drauzio para fazer um balanço de suas participações. Os benefícios de parar de fumar eram evidentes. Camila, por exemplo, que antes do programa estava com a voz e o fôlego comprometidos por causa do cigarro, pôde cantar ao lado de seus ídolos, Chitãozinho & Xororó.

No último episódio da série ‘Brasil Sem Cigarro’, Carlos, Camila e Cristiane fizeram um balanço de todo o processo e falaram dos benefícios que sentiam após terem conseguido parar de fumar. ‘Fantástico’, 11/12/2011.

Participaram: Calu Trevizani e Luiz Ferraz (direção de externa); Daniel Turrini e Fernando Henna (edição de som e mixagem); Fernanda Fiani, Flavio Fernandes e Marcos Silva (arte); Vinicius Prado (edição); Renata Chiara (produção); Carol Scalice (coordenação de produção); Fábio Montanari (roteiro); Eduardo Piagge e Paulo Zero (direção de fotografia); Gustavo Mello (direção).