Em maio de 2000, a atriz e comediante Denise Fraga estreou 'Retrato Falado', um quadro de humor baseado na vida real, tornando-se rapidamente um dos maiores sucessos do 'Fantástico'. Dirigida por Luís Villaça, a atriz encenava histórias verdadeiras, enviadas pelos telespectadores por carta ou e-mail.
Episódio de estreia do quadro 'Retrato Falado', com Denise Fraga, sobre a história de Maria e Antônio que se conheceram e casaram em menos de 12 horas, 'Fantástico', 14/05/2000.
Os casos selecionados eram transformados em roteiro pelos autores José Roberto Torero, Maurício Arruda, Mariana Veríssimo, Lícia Manzo e Marcus Aurelius Pimenta. Depois, os telespectadores gravavam seus depoimentos e os relatos serviam de fio condutor da narrativa, entremeando as passagens encenadas pelos atores.
O quadro apresentou histórias românticas, cômicas, tragicômicas, dos mais variados tipos, nas quais Denise Fraga encarnou um catálogo vastíssimo de personagens reais. A atriz contracenava com um elenco que misturava atores famosos – como Evandro Mesquita e Selton Mello – e outros ainda pouco conhecidos. Alguns se destacaram tanto que participaram de outras produções da Globo, como Eduardo Estrela – que ganhou um papel na novela 'Mulheres Apaixonadas' –, Graziella Moretto – que atuou em episódios dos humorísticos 'Os Normais' e 'Minha Nada Mole Vida' – e Maurício Marques – que trabalhou no último episódio da segunda temporada de 'Carga Pesada'.
Em 2001, o 'Retrato Falado' ganhou o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte na categoria Humor. Em fevereiro de 2003, o quadro deixou de ser produzido e deu lugar a 'Dias de Glória', no qual Denise Fraga vivia a protagonista de histórias que misturavam ficção e fatos marcantes do noticiário político do país. Mas, atendendo aos apelos do público, o 'Retrato Falado' voltou a ser exibido em julho do mesmo ano. O quadro também virou livro: 'Retrato Falado - Histórias fantásticas da vida real" foi lançado em 2005.
O 'Retrato Falado' ficou no ar até 2007, mas marcou época. Tanto que ganhou uma edição especial em um dos documentários comemorativos dos 50 anos do 'Fantástico' e contou a história de Renata Rodrigues, coordenadora de produção internacional do programa.
'Fantástico' 50 anos: a inesquecível combinação de magia, humor e investigação dos anos 90. 20/08/2023