Plantão Casseta & Planeta

Quadro dirigido por José Lavigne entre 1995 e 1997 botou em prática o slogan 'jornalismo mentira, humorismo verdade', e deu início às paródias com celebridades e personalidades do Brasil e do mundo

Por Memória Globo


Em 1995, Hubert, Reinaldo, Bussunda, Beto Silva, Cláudio Manoel, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira estrearam no 'Fantástico' o quadro 'Plantão Casseta', dirigido por José Lavigne. Botando em prática o slogan “jornalismo mentira, humorismo verdade”, o Casseta & Planeta anarquizava o noticiário da semana em esquetes curtos, exibidos ao longo do programa, que parodiavam sem piedade políticos, jogadores de futebol, atores de televisão e figuras públicas em geral.

Estreia do 'Plantão Casseta & Planeta' no 'Fantástico', 23/04/1995.

Nem os repórteres e apresentadores do 'Fantástico' escaparam às ironias, ao serem transformados em personagens como Chicória Maria (Glória Maria), Ótima Bernardes (Fátima Bernardes), Pedro Miau (Pedro Bial), Celso Fritas (Celso Freitas), Leilane Beckenbauer (Leilane Neubarth), Maurício Kibrusco (Maurício Kubrusly), Jeca Camargo (Zeca Camargo), Corisco José (Ciro José), Cassandra Iceberg (Sandra Annemberg), Galo Barcelos (Caco Barcellos) e Bonitón Moraes Neto (Geneton Moraes Neto). O quadro foi exibido até abril de 1997.

Em depoimento ao Memória Globo em 2013, Helio de La Peña lembrou de uma das personagens mais queridas dessa época: "Tinha alguns personagens, a Chicória Maria foi um personagem que eu tinha muito carinho, porque ele surgiu num quadro que a gente fazia no 'Fantástico', num plantão no 'Fantástico', que a gente brincava com os personagens, com os jornalistas do 'Fantástico'".