F-15

Em 2008, Personalidades eram convidadas neste quadro a contar a própria vida em 15 segundos.

Por Memória Globo


Conta-se que, certa vez, o escritor Ernest Hemingway ganhou uma aposta ao escrever uma história usando apenas seis palavras. Em abril de 2008, a jornalista Patrícia Poeta decidiu propor um desafio parecido aos seus entrevistados: contar a própria vida em apenas 15 segundos. Assim nasceu o quadro 'F-15', exibido no Fantástico até dezembro daquele ano.

Quadro “F-15” com Ney Latorraca, Fantástico, 18/05/2008.

O formato era simples: close no entrevistado, algumas poucas imagens para ilustrar a sua fala e um cronômetro ligado no canto da tela. Na estreia, testaram o seu poder de síntese a cantora Cláudia Leitte, o humorista Hélio de La Peña, o piloto Felipe Massa, o locutor de corridas de cavalo Ernani Pires Ferreira e o rapper Gabriel, O Pensador, que resumiu assim sua vida: “Amor, parto prematuro, infância e crescimento. Escola, rua, adolescência, insatisfação e dor. A música, a amizade, as viagens de corpo e mente. O Pensador. E o meu amor. E um filho. E mais amor. E mais um filho. E mais amor”.

A lista de participantes do 'F-15' ao longo do ano incluiu os atores Ney Latorraca, Juliana Paes, Deborah Secco, Lima Duarte, Danielle Winits e Carolina Dieckmann; os atletas Diego Hipólito, Giba, Maurren Maggi e Natália Falavigna; os cantores Zeca Pagodinho, Luciano e Falcão; os diretores Dennis Carvalho e Wolf Maya, a apresentadora Ana Maria Braga e o seu fiel Louro José, e os telespectadores do Fantástico escolhidos por meio do site do programa.

Edições especiais

O F-15 teve algumas edições especiais, como a do dia dos pais – 15 segundos para o papai –, feita com imagens de bebês gargalhando. Em 28 de setembro, os escritores João Ubaldo Ribeiro, Nélida Piñon, Carlos Heitor Cony, Marcos Vinícius Villaça, Lygia Fagundes Telles e Manoel de Barros leram trechos de crônicas de Machado de Assis, uma homenagem ao ano do centenário de morte do autor.

No dia 5 de outubro, mês das eleições para prefeito e vereador, o F-15 queria saber o que as pessoas, em entrevista na rua, fariam se fossem prefeitos de suas cidades.

O episódio final, em 27 de dezembro, contava com desejos para 2009.