GloboNews Em Pauta

Criado em 2010, o telejornal da GloboNews comenta de segunda a sexta os principais assuntos do dia.

Por Memória Globo


De segunda a sexta, o GloboNews Em Pauta debate e comenta os principais assuntos do dia. Desde a estreia, em 2010, o telejornal é caracterizado pelo tom informal que une o apresentador no Rio de Janeiro e os comentaristas fixos em São Paulo, Brasília e Nova York. Em destaque estão as pautas de política, cultura e internacional. O telejornal é sucesso entre o público jovem e tem ampla interação com as redes sociais.

Vinheta de Abertura do programa Globonews Em Pauta

Comentaristas:

O time de comentaristas pode variar. Participam nomes como Gerson Camarotti, Valdo Cruz, Eliane Cantanhêde, Jorge Pontual, Guga Chacra, Sandra Coutinho, Andréia Sadi, Bete Pacheco, Mônica Waldvoguel, Demétrio Magnoli, Ariel Palácios, Flavia Oliveira, Ariel Palacios.

Apresentação: Marcelo Cosme (2019-atual) / Editora-chefe: Camila Tonin / Editor-executivo: Daniel Mazza / Período de exibição: 16/08/2010-NO AR / Periodicidade: de segunda a sexta, às 20h.

Ficha técnica completa

Apresentação: Marcelo Cosme (2019-atual) | Editora-chefe: Camila Tonin | Editor-executivo: Daniel Mazza | Edição: Bruno Peres, Carlos Brito, Gabriela David, Manuela Carpenter, Mariana Martins | Produção: Allan Alves (RJ), Jean Roque (RJ), Yasmin Perna (DF), Rogerio Siqueira (SP), Eliane Pereira (SP). | Coordenação de estratégia digital: Ana Paula Andrade. Editor de conteúdo digital: Daniel Dutra. Assistentes de plataforma: Marcio Mendonça de Castro. Operadores de teleprompter: Mauricio Soares, Wellington de Souza. | Editor de mídias: Nathalia Gomes | Sonoplasta: Eduardo Camelo Direção de imagens: Marcio Nitta. | Assistente audiovisual: Rafael Vasconcelos | Produtor de tecnologia: Luciano Vidal. Operador de câmera: Leandro Lima. Videografismo: Edilson Dias. | Arte: Elson Júnior, Gilson Gomes, Rafael Escobar, Rodrigo Trovão. | Editor de arte: Matheus Stone. Chefe de Arte: Martha Sampaio. Gerente de design: Rodolpho Xavier. | Coordenação internacional: Caroline Durand. | São Paulo: Pedro Godoy, Joana Studart. | Brasília: Denise Laceda, Mariana Timoteo, Roberta Paz. | Coordenação de produção e reportagem: Guilherme Calil, Vânia Cunha | Supervisão: Claudia Turela, Eduardo Marotta | Gerente de programação: Stephanie Purwin. Coordenação de programação: Cesar Lopes. Chefe de redação: Carlos Jardim | Diretor GloboNews: Miguel Athayde

HISTÓRIA

O GloboNews Em Pauta surgiu como uma aposta. Em 2009, o então diretor do canal, Luiz Cláudio Latgé, quis testar um programa jornalístico que pudesse entrar no ar no horário eleitoral do ano seguinte. Índices de audiência mostravam que muitas pessoas mudavam para a GloboNews para não assistir às propagandas do horário eleitoral gratuito, conteúdo obrigatório na TV aberta. Após meses de estudo, desenhou-se o Em Pauta. Latgé chamou para apresentá-lo o jornalista Sergio Aguiar, que estava desde 1996 na bancada dos telejornais Em Cima da Hora.

Desde o início, o formato do Em Pauta consistia em um apresentador, no Rio, que chamava comentaristas em São Paulo, Brasília e Nova York, discutindo três assuntos do dia. Um entrevistado no estúdio também participava da edição. A ideia de Latgé era aproveitar melhor a ligação via satélite com essas cidades, que, em sua opinião, era subutilizada.

Sergio Aguiar conta que ficou animado com o novo desafio: queria mudar a rotina. O jornalista participou de uma reunião com o diretor da GloboNews e com Ana Escobar, que se tornaria a editora-chefe do programa. “A única exigência era que não houvesse uma reportagem fechada tradicional, com repórter. Seriam apenas imagens exibidas, enquanto comentávamos em cima”, lembra Aguiar.

O GloboNews Em Pauta estreou no dia 16 de agosto de 2010 com Sergio Aguiar na apresentação. Gerson Camarotti, Ana Horta, Beth Pacheco e Fernanda Santos eram os comentaristas da edição.

ESTREIA

O GloboNews Em Pauta estreou no dia 16 de agosto de 2010. No estúdio, Sergio Aguiar recebeu o cantor Tony Belotto e seguiu com a transmissão do programa, chamando os comentaristas pelo telão. O cenário naquela época já dispunha de poltronas giratórias, o que imprimia uma atmosfera informal. Nessa fase do programa, os comentaristas não interagiam entre si, barreira quebrada com a evolução das tecnologias de comunicação, implementadas em poucos anos. Na primeira edição, conversaram com Sergio Aguiar os jornalistas Gerson Camarotti, em Brasília; Ana Horta e Beth Pacheco, em São Paulo; e Fernanda Santos, em Nova York.

“Eu estava muito nervoso. O Em Pauta era completamente diferente do formato do Em Cima da Hora, que tinha bancada, eu só aparecia da cintura para cima, o que restringe os movimentos. O estilo era outro: eu não usava mais terno e gravata, era só o blazer. Esse primeiro dia foi muito tenso. Só lembro porque o Tony Belotto foi fantástico e ajudou a fazer com que fosse uma estreia com o pé direito”. Sergio Aguiar | apresentador

Pensado para ficar três meses no ar, o Em Pauta bateu recordes de audiência. César Seabra, que havia substituído Latgé na direção do canal em 2009, foi responsável por orientar a gravação dos pilotos e tinha em mãos o destino do telejornal. Ele conta que avaliava mês a mês a continuidade. Passados seis meses, o Em Pauta estava sacramentado.

“Ele foi tão bem que decidimos mantê-lo na grade, entrando às 20h30 e saindo às 21h30, com um convidado e três comentaristas fixos, que dão notícia, informação quente, ou contam uma historinha divertida”. César Seabra | então diretor da GloboNews

Para marcar o caráter definitivo do Em Pauta, um novo cenário entrou no ar, no dia 4 de abril de 2011. A mudança foi radical – antes, o Em Pauta era apresentado em um estúdio fechado, revestido em chroma-key. Na nova fase, o telejornal migrou para o cenário das demais atrações da casa – cuja reformulação passava ideia de proximidade com a redação. Por meio de um vidro, tornou-se possível ver os profissionais trabalhando nos bastidores, característica replicada em São Paulo e Brasília. As cores foram suavizadas, e o espaço para o apresentador caminhar também ficou maior, assim como o telão interativo, por onde entram os comentaristas.

GloboNews Em Pauta: Novo Cenário (2011)

Em 2018, com a entrada de Miguel Athayde na direção da GloboNews, o canal acelerou o compromisso em manter uma grade de jornalismo ao vivo ao longo do dia. Com isso, o Em Pauta passou a ter 1h30 de duração, com o incentivo ao debate, reduzindo os assuntos em discussão e aumentando a duração dos comentários.

Nessa época, assumiu como editora-chefe Camila Tonin, que considera o telejornal uma mesa redonda com objetivo de “sempre reunir os principais assuntos do dia. A ideia é separar o ‘filé mignon’ de cada pauta: as imagens mais significativas, as melhores sonoras, um vivo que explique um lado interessante. A partir da apresentação do assunto, o comentarista destrincha e, na sequência, debatemos”.

O que o espectador do Em Pauta espera é o aprofundamento das notícias que ele já viu ao longo do dia, o que há por trás, as consequências. “Para isso, apostamos sempre numa abordagem crítica e mais profunda, a partir da opinião e da análise dos nossos comentaristas”, conclui Camila Tonin.

FONTES

Entrevistas concedidas ao Memória Globo: Andréia Sadi (13/08/2018); Camila Tonin (13/02/2020); Carlos Jardim (06/10/2016); César Seabra (23/05/2011); Cláudia Lira (18/10/2016); Eugênia Moreyra (21/08/2017); Jorge Pontual (07/02/2020); Sergio Aguiar (29/08/2016).