Visita de Obama ao Brasil

Barack Obama, presidente dos EUA, fez sua primeira visita oficial ao Brasil em março de 2011. Acompanhado pela mulher e as filhas, esteve em Brasília e no Rio de Janeiro.

Por Memória Globo


Em março de 2011, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, realizou sua primeira visita oficial ao Brasil, acompanhado de sua mulher, Michelle Obama, e as duas filhas do casal. Foi apenas um fim de semana.

No sábado, dia 19, Obama participou, em Brasília, de encontros com a presidente Dilma Rousseff, políticos e empresários. Na mesma noite, seguiu com a família para o Rio de Janeiro, onde, no domingo, 20, conheceu a comunidade Cidade de Deus e o Corcovado.

Abertura do Fantástico sobre a visita de Barack Obama ao Brasil e reportagem de Mônica Sanches sobre o passeio do presidente americano e sua família à Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Fantástico, 20/03/2011.

EQUIPE E ESTRUTURA

Na semana que precedeu a visita do chefe de governo norte-americano, a cobertura dos preparativos permeou todos os noticiários de rede da Globo. Os telejornais locais de Brasília e do Rio de Janeiro também acompanharam a movimentação prévia à sua chegada.

Durante o fim de semana que o presidente passou no Brasil, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional deram plena cobertura ao fato. O Fantástico do domingo, 20 de março, levou ao ar diversas reportagem sobre a visita oficial.  

A cobertura da passagem de Barack Obama por Brasília contou com as jornalistas Maria Fernanda, Poliana Abritta, Camila Bomfim, Mariana Franceschini e Geiza Duarte. 

O time de repórteres que cobriu a visita do presidente norte-americano ao Rio de Janeiro incluiu Bette Lucchese, Sandra Passarinho, Sônia Bridi, André Luiz Azevedo, Rogério Coutinho, Fabio Judice, Fernanda Graell, Monica Teixeira, Larissa Bitencourt, Paulo Soares, Flavia Jannuzzi, Mônica Sanches, Paulo Renato Soares, André Curvello e Maria Paula Carvalho. Viviane Sales e Ricardo Fernandes, moradores da comunidade Cidade de Deus, também participaram da cobertura no RJTV como Parceiros do RJ.

PREPARATIVOS

Ali Kamel, então diretor da Central Globo de Jornalismo, conta que a cobertura da visita de Obama demandou um grande esforço. “A cobertura da visita foi muito difícil, havia muita coisa secreta, por imposição do Serviço Secreto Americano”, comenta.

O Jornal Nacional de 18 de março de 2011 dedicou um bloco inteiro à preparação para a visita do presidente norte-americano ao Brasil. Os aparatos de segurança, montados em Brasília e no Rio de Janeiro, foram mostrados pelas repórteres Camila Bomfim e Bette Lucchese, respectivamente.

Também foi noticiado que a Embaixada dos EUA havia cancelado o único evento público que Barack Obama faria durante a visita de final de semana: um discurso aberto na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. O local do evento foi trocado pelo Theatro Municipal. A causa mais provável da mudança foi a preocupação com o terrorismo, proveniente do aumento da tensão na Líbia. O país vinha enfrentando uma guerra civil desde fevereiro do mesmo ano, quando o conflito entre o ditador Muammar Kadhafi e sua oposição se acirrou. Naquele dia, um cessar-fogo, proposto pela comunidade internacional, havia sido rejeitado pelo líder líbio, o que fez a segurança em torno do presidente norte-americano ser reforçada.

Reportagens de Camila Bomfim e Bette Lucchese sobre os aparatos de segurança, montados em Brasília e no Rio de Janeiro, para a visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil. Jornal Nacional, 18/03/2011.

VISITA A BRASÍLIA

As duas edições do DFTV acompanharam os passos do presidente no dia de visita a Brasília, com reportagens e entradas ao vivo das repórteres Maria Fernanda e Poliana Abritta. Enquanto o presidente seguia com as reuniões protocolares, a equipe de jornalismo de Brasília acompanhou Michelle Obama e as filhas a um almoço cultural, em que houve apresentações de capoeira e de percussão.

O Jornal Hoje, apresentado por Sandra Annenberg e Evaristo Costa, abriu com a cobertura da passagem do presidente por Brasília. A repórter Marina Franceschini entrou ao vivo do Itamaraty, onde Obama participaria do encerramento de um fórum de empresários. A repórter informou que o forte esquema de segurança contava com 3,6 mil policiais e militares.

De Nova York, a correspondente Elaine Blast mostrou uma matéria sobre a primeira-dama, seus hábitos alimentares e sua popularidade entre os norte-americanos. Ainda foi ao ar uma reportagem sobre as curiosidades das visitas de outros presidentes norte-americanos ao Brasil. Reportagens de Camila Bonfim, Geiza Duarte, André Curvello e Veruska Donato completaram a edição do Jornal Hoje.

Reportagens de Marina Franceschini e Camila Bonfim sobre a passagem de Barack Obama, presidente dos EUA, por Brasília, Jornal Hoje, 19/03/2011.

RIO DE JANEIRO

RJTV

Apresentadas por Vandrey Pereira, as edições diurna e vespertina do RJTV do dia 19 de março cobriram a visita de Barack Obama ao Rio de Janeiro. Reportagens de André Curvello sobre os preparativos da visita ao centro da cidade, onde ele iria discursar, foram ao ar. Sandra Passarinho mostrou os protestos contra a visita oficial, na frente da embaixada dos EUA; enquanto Rogério Coutinho cobriu as prisões decorrentes desses protestos. Da Cidade de Deus, Maria Paula Carvalho e Fabio Judice falaram sobre a expectativa da passagem do presidente. Fernanda Graell e Monica Teixeira entraram ao vivo de Copacabana, onde o presidente americano se hospedaria. Ainda participaram das edições do RJTV os repórteres Larissa Bitencourt e Paulo Renato Soares.

Reportagem de André Curvello sobre os preparativos para a sua visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao centro do Rio de Janeiro, onde ele iria discursar. RJTV 1, 19/03/2011.

Reportagem de Sandra Passarinho sobre os protestos contra a visita oficial do presidente norte-americano, Barack Obama, na frente da embaixada dos EUA. RJTV1, 19/03/2011.

A visita ao Brasil de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, realmente teve grande relevância. Nós tínhamos feito uma cobertura especial da eleição dele. Mais do que isso, enquanto estava aqui, ele autorizou uma ação militar importantíssima, um ataque à Líbia.
— William Bonner

Jornal Nacional

O Jornal Nacional do dia 19 de março, com apresentação de Heraldo Pereira e Renata Vasconcellos, começou com a notícia de que Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Canadá e Itália haviam atacado as forças do ditador líbio Muamar Kadafi. A ordem de Barack Obama havia partido diretamente de Brasília. “Hoje eu autorizei as forças armadas dos Estados Unidos a começarem uma ação militar limitada na Líbia em apoio ao esforço internacional para proteger civis líbios. Esta ação agora começou. Neste esforço, os EUA estão agindo com uma ampla coalizão que está comprometida com a resolução do Conselho de Segurança da ONU”, disse Obama, em nota oficial.

Reportagem de Camila Bonfim sobre a autorização da ação militar na Líbia, dada por Barack Obama durante sua visita oficial ao Brasil. Jornal Nacional, 19/03/2011.

Ainda no JN, o repórter Paulo Renato Soares entrou diretamente do Aeroporto Tom Jobim, onde o avião Air Force One encontrava-se estacionado. Bette Luchesse mostrou o helicóptero que acabava de decolar com o presidente, a caminho de seu hotel, no bairro de Copacabana.

Foram ao ar matérias de Cláudia Bomtempo, Poliana Abritta e Geiza Duarte sobre a passagem do presidente por Brasília, mostrando desde o momento em que seu avião pousou em Brasília, às 7h30. Três horas mais tarde, Barack Obama foi recebido por Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota. Pouco depois, os presidentes reuniram-se no Gabinete Presidencial para discutir o apoio dos EUA a um assento permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Barack Obama assinou dez acordos para melhorar o comércio com o Brasil e também autorizou o ataque à Líbia.

O discurso do líder norte-americano, durante um almoço oferecido pelo Itamaraty, foi transmitido pelo Jornal Nacional. Obama agradeceu a hospitalidade e falou sobre a diversidade que compõe os povos brasileiro e norte-americano. O almoço, que contou com a presença de quatro ex-presidentes (Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor, Itamar Franco e José Sarney), também teve discurso de Dilma Rousseff, que expressou o desejo de apoio do presidente na ONU. À tarde, durante um discurso para quatrocentos empresários, Obama expressou seu desejo em reforçar as relações comerciais com o Brasil.

Ao final do JN, uma reportagem de Monica Teixeira, com imagens de Barack Obama caminhando ao lado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, no Aeroporto Tom Jobim, foi ao ar. Matérias de Marina Franceschini, Camila Bomfim e Flávia Jannuzzi também fizeram parte desta edição.

Reportagem de Paulo Renato Soares, ao vivo, diretamente do Aeroporto Tom Jobim, Rio de Janeiro, onde estava estacionado o avião Air Force One, de onde o presidente americano Barack Obama acabara desembarcar. Jornal Nacional, 19/03/2011.

Reportagem de Cláudia Bomtempo sobre o dia de Barack Obama em Brasília, durante a visita oficial que o presidente norte-americano fez ao Brasil, Jornal Nacional, 19/03/2011.

Reportagem de Poliana Abritta sobre os acordos comerciais com o Brasil assinados por Barack Obama durante a visita oficial que o presidente americano fez ao país. Jornal Nacional, 19/03/2011.

Reportagem de Geiza Duarte sobre a participação da primeira-dama americana Michelle Obama em evento com jovens em Brasília, onde chamou atenção por sua elegância. Jornal Nacional, 19/03/2011.

Alô, cidade maravilhosa! Boa tarde, todo o povo brasileiro”
— Barack Obama

Fantástico

O Fantástico do domingo, 20 de março, abriu com uma saudação, em português, de Barack Obama durante o discurso no Teatro Municipal: “Alô, cidade maravilhosa! Boa tarde, todo o povo brasileiro”. Em seguida, Patrícia Poeta e Zeca Camargo anunciaram a cobertura completa da visita oficial do presidente ao Brasil.

Abertura do Fantástico sobre a visita de Barack Obama ao Brasil e reportagem de Mônica Sanches sobre o passeio do presidente americano e sua família à Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Fantástico, 20/03/2011

Uma reportagem de Mônica Sanches mostrou que o segundo dia de visita começou com um passeio de Obama e sua família à Cidade de Deus, na Zona Oeste, onde houve uma apresentação de capoeira e outra de percussão. A única emissora de TV que pode acompanhá-los foi a CBS, que fez as imagens da reportagem.

No início do segundo bloco, o repórter Paulo Renato Soares entrou ao vivo da frente do hotel onde estava hospedada a família Obama, que acabava de deixar o local para ir conhecer o Cristo Redentor. Também foi ao ar uma entrevista com o carnavalesco Paulo Barros, que havia conhecido a primeira dama naquela tarde, durante uma visita à Cidade do Samba, onde a presença da imprensa foi proibida. Em outra matéria, Flávia Januzzi entrevistou as famílias das crianças que se apresentaram para o presidente.

Ainda no Fantástico, a consultora de moda Gloria Kalil comentou o estilo de se vestir de Michele Obama e suas filhas. Bette Lucchese fez uma matéria sobre o forte esquema de segurança montado para a visita ao Rio de Janeiro: cerca de dois mil homens comandados pelo serviço secreto norte-americano e pelo general Fernando Sardengerg. O repórter André Luiz Azevedo acompanhou, de longe, a visita da família Obama ao Corcovado.

Para encerrar a cobertura do Fantástico, a jornalista Sônia Bridi fez uma reportagem no Teatro Municipal, onde o presidente havia discursado para uma seleta plateia de 1800 pessoas. Seu discurso, de mais de 15 minutos, foi transmitido na íntegra, com tradução simultânea.

PARCEIROS DO RJ

Na segunda-feira, 21 de março, depois da partida de Barack Obama para o Chile, foi ao ar, no RJTV, a matéria exclusiva feita pelos Parceiros do RJ, Viviane Sales e Ricardo Andrade. A dupla também conversou, no estúdio do telejornal, com a apresentadora Ana Paula Araújo.

“Foi uma visita bem legal e com um gostinho especial, porque tínhamos acabado de lançar o programa Parceiros do RJ”, conta Ali Kamel. Parceiros do RJ é um quadro do RJTV em que o próprio morador mostra a realidade de diferentes regiões da região metropolitana do Rio de Janeiro. “Na Cidade de Deus, toda a imprensa, exceto a CBS, estava a léguas de distância de onde a coisa estava acontecendo, mas os nossos Parceiros, por serem moradores da comunidade, não puderam ser excluídos. A parceira Viviane Sales, que estava bem perto do Obama, pediu para o companheiro dela, Ricardo Andrade, que estava filmando, mostrar os jornalistas. Ela faz uma passagem muito emocionante, dizendo: ‘Nós estamos aqui porque nós somos Parceiros do RJ’, explica o diretor da Central Globo de Jornalismo na época.

Viviane Sales e Ricardo Andrade, repórteres do “Parceiros do RJ”, quadro do RJ TV, conseguem imagens exclusivas de Barack Obama durante sua visita à Cidade de Deus, Rio de Janeiro, 21/03/2011.

FONTES

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Ali Kamel (25/03/2012) e William Bonner (07/03/2012); Bom Dia Brasil (18/03/2011); DFTV 1ª E 2ª edições (18/03/2011); Fantástico (20/02/2011); Jornal da Globo (18/03/2011); Jornal Hoje (18 e 19/03/2011); Jornal (18 e 19/03/2011); RJTV 1ª e 2ª Edições (18 e 21/03/2011); www.g1.com.br, acessado 14/09/2012; www.youtube.com acessado em 14/09/2012.