Posse de Margareth Thatcher

Em maio de 1979, Margareth Thatcher é eleita primeira-ministra da Inglaterra. O cargo jamais havia sido ocupado por uma mulher em nenhum país da Europa Ocidental.

Por Memória Globo


No dia 05 de maio de 1979, Margareth Thatcher venceu as eleições parlamentares da Grã-Bretanha, tornando-se, aos 53 anos, a primeira mulher na Europa Ocidental a assumir o cargo de primeiro-ministro. Líder do Partido Conservador, Thatcher foi reeleita três vezes e permaneceu no governo até 1990, quando foi sucedida por John Major. Durante sua gestão, fez profundas reformas na estrutura econômica do país, fortalecendo a privatização da economia.

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Entrevista exclusiva da jornalista Sandra Passarinho ao Memória Globo, em 19/07/2000, sobre a posse de Margaret Thatcher.

EQUIPE E ESTRUTURA

Os correspondentes da Globo em Londres, Roberto Feith e Carlos Castillo, participaram de toda a cobertura. O jornalista Hermano Henning também se juntou ao time para transmitir as eleições parlamentares inglesas.

DESTAQUES

CAMPANHA ELEITORAL

O Jornal Nacional mostrou a campanha eleitoral que antecedeu às eleições de maio de 1979. Em 09 de abril, primeiro dia de campanha, o noticiário apresentou um breve perfil dos candidatos James Callaghan, do Partido Trabalhista e então primeiro-ministro; Margaret Thatcher, do Partido Conservador; e David Steel, do Partido Liberal. A reportagem foi de Hermano Henning.

NOVO GABINETE

No dia 05 de maio, o Jornal Nacional anunciou o novo governo de Londres através de uma reportagem do correspondente Carlos Castillo. Margaret Thatcher formou seu Gabinete, incluindo representantes de todas as correntes do Partido Conservador. A nomeação do lorde Peter Alexander Carrington para o cargo de ministro do Exterior foi a que recebeu mais críticas do Partido Trabalhista.

VITÓRIA DOS CONSERVADORES

As eleições aconteceram no dia 03 de maio, quando 41 milhões de britânicos foram às urnas. Os dois maiores partidos, o Conservador e o Trabalhista, estavam empatados nas pesquisas de opinião pública. A apuração começou logo após o término das eleições e se estendeu ao longo do dia seguinte. No Jornal Nacional do dia 04 de maio foi ao ar uma matéria do correspondente Roberto Feith,  que havia acompanhado o final da apuração na sede do Partido Conservador, quando chegou a confirmação de que haviam atingido a marca de 318 cadeiras no Parlamento, dando-lhes o direito de formar o Gabinete.

Ainda na mesma edição do JN, Hermano Henning acompanhou os acontecimentos no Palácio de Buckingham, onde o então primeiro-ministro James Callaghan renunciou, simbolicamente, e transferiu o cargo a Margaret Thatcher. Foi também em Buckingham onde aconteceu o primeiro encontro oficial entre Thatcher e a rainha Elizabeth II. Nesse dia, o Jornal Nacional apresentou um histórico da carreira política de Margaret Thatcher.

Reportagens de Roberto Feith sobre a eleição de Margaret Thatcher ao cargo de primeira-ministra da Inglaterra, e de Hermano Henning sobre a carreira política da “dama de ferro”. Jornal Nacional, 04/05/1979.

DAMA DE FERRO

Margaret Hilda Thatcher nasceu em 13 de outubro de 1925, em Grantham, leste da Inglaterra. Formou-se pela Universidade de Oxford. Sua carreira política começou em 1959, quando foi eleita para a Câmara dos Comuns pelo Partido Conservador. Entre 1970 e 1974, Thatcher foi Ministra da Educação e da Ciência e, em 1975, tornou-se presidente do Partido Conservador.

Em 1983, após a vitória na Guerra das Malvinas contra a Argentina, foi reeleita para o segundo mandato.  No ano seguinte, membros do Exército Republicano Irlandês, o IRA, lançaram uma bomba em um hotel londrino onde acontecia a Convenção Anual do Partido Conservador. Três pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas. Após o incidente, Thatcher adotou uma postura mais dura com os sindicatos e mais fechada em relação à União Soviética, o que fez com que fosse chamada de Dama de Ferro.

BARONESA THATCHER

Em 1987 foi reeleita pela terceira vez. Acabou renunciando aos cargos de primeira-ministra e líder do Partido Conservador em 1990, quando divergências sobre a criação da União Europeia e sobre a adoção de um novo imposto, o ‘poll tax’, tornaram-na impopular. Em 1992, a ex-líder política ganhou um título na Câmara dos Lordes como a Baronesa Thatcher de Kesteven. Margaret Thatcher faleceu em 8 de abril de 2013, aos 87 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral.

Reportagem de Renato Machado sobre a morte de Margaret Thatcher. Jornal Nacional, 08/04/2013.

FONTES

Jornal Nacional (09/04/1979; 03-05/05/1979); Agenda CEDOC. Sites: http://www.bbc.co.uk/history/people/margaret_thatcher; http://www.margaretthatcher.org/